Policia

Três são mortos na Grande Dourados

9 MAR 2011 • POR • 23h12
Idoso indígena foi morto com 25 golpes de facão na Aldeia Jaguapiru de Dourados - Foto: Cido Costa
João Rocha
######PROGRESSO

DOURADOS – Três pessoas foram mortas vítimas de atos violentos, em menos de 24 horas, na cidade de Dourados. O mais violento deles aconteceu na manhã de ontem, na Aldeia Jaguapiru, Reserva Indígena do município.

Um índio idoso, identificado como Ramão Cunha Martins, de 76 anos, foi assassinado brutalmente com 25 golpes de facão. O corpo foi encontrado por lideranças indígenas.

Segundo informações da polícia Ramão foi assassinado com requintes de crueldade. Os golpes atingiram o tórax e cabeça. O assassino teria invadido a casa da vítima depois de arrebentar a porta da cozinha, matou o homem no quarto da casa e na saída, danificou o veículo VW / Fusca, de cor vermelha, de propriedade de Ramão, que estava na garagem da casa.

Os investigadores da Polícia Civil trabalham com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), já que a casa estava revirada.

Lideranças indígenas aproveitaram o acontecimento para cobrar das autoridades providências quanto a segurança nas aldeias Jaguapiru e Bororó, de Dourados, onde o índice de violência tem aumenta sistematicamente. Além dos crimes de homicídio, as lideranças afirmam que frequentemente ocorrem lesões corporais, roubos e furtos.

Os indígenas citaram ainda crimes como prostituição infantil, tráfico de drogas e consumo excessivo de álcool, que fazem parte do cotidiano da comunidade indígena de Dourados.

#####PERIFERIA
Um homem identificado na tarde de ontem, como sendo Rodrigo Rodrigues Fernandes, de 24 anos, também conhecido pelo apelido de “Alemão”, morador no Bairro Canaã 4, foi assassinado quando seguia numa motocicleta pelo Parque das Nações II, na periferia de Dourados.

O crime aconteceu na madrugada de ontem, por volta das 2h. A vítima levou um tiro nas costas, caiu da motocicleta e morreu na hora.

Equipe formada por investigadores e perito criminal, da Polícia Civil, foram para o local. A perícia técnica encontrou um projétil no tanque da motocicleta que ele pilotava, uma Honda / Today, da cor preta, com placa de Dourados.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Dourados e posteriormente foi liberado aos familiares para sepultamento. A motocicleta da vítima foi levada para o pátio do 1º Distrito Policial de Dourados.