Mundo

Alemanha vê 'motivação islamita' em ataque que matou soldados dos EUA

3 MAR 2011 • POR • 17h35
A Procuradoria Federal da Alemanha afirmou nesta quinta-feira (3) ter suspeitas de que o atentado que custou a via de dois soldados americanos no aeroporto de Frankfurt foi \"um ato de motivação islamita\".

\"Devido às circunstâncias, pode-se suspeitar de que este atentado é um ato com motivação islamita\", indicou em um comunicado a promotoria com competência para assuntos de terrorismo.

Na véspera, dois pilotos da Força Aérea americana foram mortos e outros dois militares ficaram gravemente feridos por tiros disparados por um jovem de origem kosovar, no aeroporto de Frankfurt (oeste da Alemanha).

A polícia alemã deteve o autor dos disparos, um jovem de 21 anos de origem kosovar residente em Frankfurt, disse o ministro do Interior do Estado regional de Hesse, Boris Rhein.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou estar \"entristecido\" e \"ultrajado\" com o ataque no aeroporto de Frankfurt. Os militares mortos e feridos se preparavam a voltar para casa.

Obama afirmou que o governo dos EUA \"não poupará esforços\" na investigação das circunstâncias do ataque.

\"Estou entristecido e ultrajado por este ataque\", afirmou o presidente.

A chanceler Angela Merkel apresentou \"pêsames às famílias das vítimas\" assegurando que seu \"governo fará tudo para esclarecer\" o caso.

As Forças Armadas americanas mantêm várias bases na região de Frankfurt, utilizadas como parte da estratégia das operações no Afeganistão e Iraque.

(G1)