Mundo

Banda de Claudia Leitte faz ensaio de percussão de madrugada

3 MAR 2011 • POR • 20h15
Marivaldo dos Santos vai fazer participação especial no carnaval de Claudia Leitte - Foto: Glauco Araújo/G1
Os músicos da banda de Claudia Leitte fizeram o ensaio da percussão que vão apresentar durante o carnaval de Salvador durante a madrugada desta quinta-feira (3). Cerca de vinte pessoas, entre músicos, coordenadores artísticos e equipe técnica e o DJ Deeplik estiveram no trio elétrico Transformer, no Parque de Exposições até as 4h. O local é onde os veículos passam por vistoria técnica antes de entrar nos circuitos da folia baiana. Claudia se apresenta nesta sexta-feira (4), no Bloco Eu Vou, no circuito Barra-Ondina.

Apresentação da cantora vai contar com a participação especial do percussionista Marivaldo dos Santos, do grupo Stomp, quepromete tocar algumas das músicas do repertório de Claudia e ainda dividir com o naipe percussivo da banda, no domingo (6), um solo instrumental previsto para ser feito antes da música \"Água\", um dos principais hits deste carnaval. \"Vai ser um encontro de virtuosismo\", disse Luciano Pinto, diretor musical de Claudia.

\"Este é um carnaval que eu quero dar ênfase à percussão, pois tenho três músicos desta área na banda. Marivaldo vai fazer uma participação especial. A percussão vem com tudo. Completei em fevereiro três anos de carreira solo e ainda estava me descobrindo, mas neste carnaval eu estarei uma fruta madura. No trio, vou levar o som que é a minha cara e que eu defino como o som percussivo e eletrônico. Eu adoro misturar\", disse Claudia Leitte, que não participou do ensaio percussivo.

\"O pessoal me mandou as músicas para eu estudar e aprender a tocá-las, mas é difícil. O ensaio serve para a gente ajeitar o modo como cada um toca, mas não vai ter improviso, não. Eles montaram um \'break\' para eu participar\", disse Marivaldo, que mora em Nova Iorque. Ele integra o Stomp desde 1996. O grupo surgiu há 19 anos na Inglaterra e usa objetos inusitados do cotidiano como utensílios domésticos e outros materiais recicláveis.

Marivaldo começou a tocar perscussão no Bairro Nordeste da Amaralina, em Salvador, desde pequeno. \"Meus pais eram diretores da Escola de Samba Diplomata da Amaralina, que é bem tradicional, então, sempre tive essa referência musical forte.\"

Para o diretor musical de Claudia Leitte, Marivaldo é referência da música brasileira no exterior. \"Ele vai tocar com a gente o que ele não toca lá normalmente. Ele já fez participações com Daniela [Mercury] em outros shows também, enfim, é um músico requisitado e uma referência internacional.\"

Durante a apresentação de Claudia Leitte ainda haverá a participação do DJ Deeplik, que também deve interagir com os percussionistas da banda durante o carnaval.

Ele disse que o tema do carnaval deste ano, que é a percussão, fez com que os músicos da banda pensassem em algo diferente para apresentar aos foliões. \"Vamos levar a banda Didá, com oito integrantes mulheres e duas vocalistas para cima do trio. Elas vão tocar surdo, repique, tarl e timbal\", afirmou Pinto.

\"Vamos tocar um solo de percussão. Esse ensaio de madrugada é um pré-arrastão de trio elétrico. Quem está trabalhando aqui [Parque de Exposições] de madrugada cola ao lado do trio para curtir um pouco da música\", disse Nino Balla, percussionista da banda de Claudia Leitte.