Cidades

Saúde faz buscas ativas de pacientes com tuberculose

30 MAR 2015 • POR • 09h59
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado dia 24, a Secretaria de Saúde está realizando um trabalho de buscas ativas a novos pacientes no município e imediações. Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Paula Romão Dias, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estão percorrendo as residências atrás de sintomas que possam diagnosticar a doença.


Paula lembra que se for confirmado o caso de tuberculose, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, sendo que o mesmo é oferecido de forma gratuita através do SUS e pode durar de seis meses a um ano. Ela ressalta que os trabalhos de buscas ativas também estão sendo desenvolvidos com internos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto, Aberto e de Assistência ao Albergado de Bataguassu (EPRSAAA-B) e moradores de rua. “O objetivo é descartar a doença em vários grupos e caso ela seja diagnosticada, oferecer o tratamento”, frisa.


Em Bataguassu, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, em 2013, foram diagnosticados cinco casos. No ano passado três casos. Atualmente, um paciente permanece em tratamento no município.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Os sintomas mais comuns da doença são tosse por mais de três semanas com ou sem secreção, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dor no peito. Para prevenir a tuberculose, é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. A prevenção da tuberculose inclui ainda evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.