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Salvador intensifica segurança de trios após acidentes em MG e RJ

28 FEV 2011 • POR • 16h15
Trios elétricos passam por vistoria no Parque de Exposições, em 2010 - Foto: Edgar de Souza/G1
Após dois acidentes com mortes envolvendo trios elétricos, um em Minas Gerais e outro no Rio de Janeiro, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) informou que vai intensificar as medidas de segurança já adotadas para garantir que não ocorram problemas durante a folia momesca em Salvador. Os desfiles de carnaval começam nesta quinta-feira (3).

\"Já adotamos ações preventivas de segurança com os trios. São 115 veículos, entre trios elétricos, mini trios, carros de apoio e carros alegóricos que serão vistoriados para poder circular nos circuitos de carnaval em Salvador. Claro que acidentes como os do Rio e de Minas fazem com que a gente intensifique a atenção com os trios\", disse Claudio Tinoco, presidente da Saltur.

As vistorias serão feitas até sexta-feira (4), no Parque de Exposições de Salvador, onde uma estrutura foi montada para que sejam analisados os itens de segurança de cada veículo, condições mecânicas e operacionais, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, geradores e controle de incêndio. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam estar dentro das especificações técnicas.

O trabalho é realizado pela Emtursa, Detran, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Departamento de Polícia Técnica, Secretaria da Fazenda do Estado e Município, Corpo de Bombeiros. Os motoristas dos veículos são obrigados a passar pelo curso de condutores de trios.


\"A segurança dos trios pode ser qualificada da seguinte forma. A central de vistorias, a capacitação dos condutores dos trios e a postura do folião, que também ajuda muito\", disse Tinoco.

Ele exclui a possibilidade de ocorrer acidente durante o carnaval de Salvador como o ocorrido em Minas Gerais. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada teria sido jogada em um cabo de energia. O cabo teria se partido e caído no chão, atingindo também o trio.

\"A nossa vantagem é que adequamos o espaço público para os trios passarem. Por exemplo, a fiação elétrica, que é subterrânea nos circuitos. Fazemos a poda das árvores e reforçamos as vias que têm galerias subterrâneas\", afirmou Tinoco.

(G1)