Política

Mandetta questiona novas “Regras do Minha Casa, Minha Vida”

25 FEV 2011 • POR • 22h03
foto: div.
BRASÍLIA - O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) protocolou junto a Caixa Econômica Federal questionamento sobre a exigência de infraestrutura urbana para financiamento de casas e apartamentos pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. O parlamentar pede á presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho para que reveja tal decisão e ao menos determine um prazo sensato para que as regras entrem em vigor.

A Caixa Econômica adotou novas regras desse o ultimo dia 14, condicionando à concessão de financiamentos habitacionais, à existência de redes de esgoto e asfalto em ruas ou avenidas onde estão, ou serão construídas unidades habitacionais a serem financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o parlamentar, há uma apreensão da sociedade quanto às novas regras, uma vez que foram aplicados de forma imediata.

Ele acrescenta, ainda, que não houve tempo disponível para que as construtoras, prefeituras e Governo do Estado adequassem seus orçamentos ao desembolso necessário ao cumprimento das regras. “Os mais atingidos serão os pequenos construtores, o que deve gerar desemprego e a frustração do sonho da casa própria para muitos brasileiros” avaliou o parlamentar.

Para Mandetta, a manutenção da decisão fará com que os preços dos imóveis localizados em áreas que atendem as exigências dispare, inviabilizando o programa para os mais necessitados. “Será o fim da oferta de imóveis do Minha Casa Minha Vida às famílias de baixa renda” lamentou o parlamentar.