Cidades

Eleições para diretores será hoje

26 NOV 2010 • POR • 01h37
Prefeito Mateus Palma e o secretario Apolinário na assinatura do decreto Foto: Dilermano Alves
CAARAPÓ - Com o objetivo de democratizar o processo de gestão escolar no município, a prefeitura de Caarapó realiza hoje, eleições diretas para diretor e diretor-adjunto das escolas da rede municipal de ensino. A votação será realizada das 7H às 19h em três instituições de ensino fundamental e cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis’s).

O decreto que instituiu a eleição foi assinado no mês passado e regulamenta o pleito no âmbito do município e leva em conta preceitos como a transparência nos mecanismos pedagógicos, administrativos e financeiros, o respeito à organização dos segmentos da comunidade escolar, a autonomia político-pedagógica e administrativa, a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios e em órgãos colegiados, a garantia da descentralização do pro-cesso educacional e valorização dos profissionais da educação.

O ato assinado pelo prefeito de Caarapó Mateus Palma de Farias (PR) garante a autonomia da gestão administrativa de ensino, que será assegurada mediante a escolha do diretor e do diretor-adjunto pela comunidade escolar, por voto direto, secreto e proporcional, pela escolha de representantes de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar para integrar o conselho escolar e garantia de participação dos segmentos da comunidade escolar nas deliberações do conselho escolar, entre outros.

O decreto prevê que os membros da comunidade escolar elegerão o diretor e o diretor-adjunto para mandato de três anos, podendo ser reconduzidos, por meio de voto secreto e direto de valor proporcional, assim distribuídos: I – Centros Municipais de Educação Infantil: a) - 50% profissionais de educação lotados na unidade de ensino; b) - 50 % de pais ou responsáveis dos alunos matriculados na unidade ensino; II- Escolas Municipais de Ensino Fundamental: a) - 33,33% dos profissionais da educação lotados na unidade escolar; b) - 33,33% de pais e ou responsáveis de alunos matriculados; c) - 33,33% dos alunos.

De acordo com a assessora técnica escolar, Eliane Aparecida Cabral da Silva, no ensino fundamental os candidatos a diretores são os seguintes: Escola Candido Lemes dos Santos, Antônio Carlos Cáceres, Escola Moacir Franco de Carva-lho, Pedro Francisco dos Santos, Escola Rui Barbosa, Edmilson Liberal.

Já na Educação Infantil candidataram ao cargo de diretor os seguintes professores: No Cmei Julio Ushigima, Maria Pereira dos Santos Machado, Armando Campos Belo, Luciléia Frias da Silva Carvalho, Dona China, Rosivani Vera San-ches Goes, Aristides Maciel da Silva, Sueli Aparecida Azevedo e Juliana Queiroz de Souza e no Cmei Rita Tereza de Araújo Silva (Nova América), Evangelina Ferreira de Farias e Andrade.

Para o prefeito Mateus Palma de Farias, é muito importante que os pais participem nesse processo de escolha para di-reção da escola do seu próprio filho. “Temos atualmente só na sede do município e nos distritos de Nova América e Cristalina, aproximadamente dois mil alunos, e com um maior envolvimento dos pais fica mais fácil de trabalhar e de oferecer uma educação de qualidade”, comentou.