Esporte

Cruzeiro está preparado para confronto inédito

22 FEV 2011 • POR • 15h05
Cuca, técnico do Cruzeiro - Crédito: Washington Alves/VIPCOMM
O duelo entre Cruzeiro x Guarani-PAR, que vai acontecer na noite desta terça-feira, às 19h 15, em Sete Lagoas, será o primeiro confronto entre as duas equipes na história. Embora a partida seja inédita, o Cruzeiro tratou de conhecer a fundo seu adversário para evitar surpresas em campo.

O técnico Cuca vem estudando os times que enfrentará na Copa Libertadores. O comandante azul contou em entrevista, que enviou um integrante da Comissão Técnica celeste para acompanhar o primeiro jogo do Guarani-PAR pela competição continental, realizado na última terça-feira, 15, contra o Deportes Tolima-COL. A equipe paraguaia foi derrotada por 1 x 0.

Cuca pontua que, segundo o Coordenador Técnico do Cruzeiro Émerson Ávila, que esteve na Colômbia para observar o jogo do próximo adversário da Raposa, o Guarani-PAR tem a característica de se armar bem no setor defensivo, o que dificulta a penetração e investidas de ataque. No entanto, ainda de acordo com as informações levantadas por Ávila, o time paraguaio sabe ameaçar o gol oponente, sobretudo pelo lado esquerdo.

Bem informado sobre o Guarani-PAR, o comandante celeste destacou que o Cruzeiro está pronto para furar o bloqueio adversário e se proteger de seu poder ofensivo, demonstrado no jogo de estreia da equipe paraguaia.

\"Nosso observador lá em Ibagué-COL nos disse que eles (Guaraní-PAR) tiveram chances de gols contra o Tolima. Sabemos bastante sobre o adversário”, revelou Cuca.

A goleada sobre o Estudiantes-ARG (5 x 0), na estreia celeste nesta edição da Libertadores não deslumbrou o grupo do Cruzeiro, conforme Cuca assegura. O treinador da Raposa sabe que o time será exigido com base no resultado feito sobre a equipe argentina, considerada a mais difícil do Grupo 7, do qual o time azul faz parte. Cuca não espera ter vida fácil contra o Guarani-PAR e ressalta que a boa fase atravessada pelo Melhor Clube Brasileiro do Século XX impõe uma dedicação maior ainda.

“Se você vive um grande momento, é hora de estar mais rígido ainda, porque as coisas não podem afrouxar, não podem fugir das nossas mãos. A gente tem que fazer jogo equilibrado, bom, com alta disposição, senão seremos negativamente surpreendidos”, ponderou.

#####Cruzeiro x Guarani-PAR

O encontro inédito entre brasileiros e paraguaios foi marcado ainda em 2010, em sorteio realizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), para definir os grupos da Copa Santander Libertadores. O Cruzeiro garantiu vaga no torneio continental ao alcançar o vice-campeonato do Brasileirão 2010, enquanto o Guaraní-PAR conquistou o título nacional no mesmo ano.

Um fator de motivação extra para os jogadores do Melhor Clube Brasileiro do Século XX é a supremacia sobre times paraguaios na disputada da Libertadores. O Cruzeiro já enfrentou equipes deste país em oito oportunidades, em jogos válidos pela principal competição sul-americana, e jamais foi vencido. São sete vitórias e apenas um empate, excelente aproveitamento de 91,66%. A Raposa marcou 26 gols e sofreu 12, saldo de 14 tentos.

Fonte: site oficial do Cruzeiro (www.cruzeiro.com.br) / Rômulo Fegalli