Cidades

Marinha do Brasil Realiza atendimentos

21 FEV 2011 • POR • 16h01
Mateus Palma equipe da da Agência Fluvial de Porto Murtinho - Foto: José Carlos
Caarapó - Uma equipe da Organização Militar da Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou no último dia 17 uma série de palestras para os alunos da rede municipal e estadual de Caarapó. Foram contemplados os estudantes das escolas estaduais Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo e Joaquim Alfredo Soares Vianna, além da municipal Cândido Lemes dos Santos. Na sexta (18), o trabalho foi realizado em Juti e, no sábado, (19), em Naviraí.

O objetivo da visita é informar sobre as possibilidades de vagas para ingressar na Marinha do Brasil, haja vista que o município caarapoense faz parte da jurisdição da agência de Porto Murtinho.

De acordo com o capitão comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, Noel Calandrine Leal, mensalmente três dos 39 municípios da jurisdição são visitados por militares das agências, nos quais são desenvolvidas palestras, legalização e recadastramento de embarcações, aplicação de provas para arrais amador; renovação de carteira de arrais amador; renovação de carteira de inscrição e registro de aquaviários; informações sobre carreira na Marinha; e como ingressar na Marinha.

“Pelas palestras, a população do município recebe informações sobre a importância da Marinha do Brasil e os jovens tomam conhecimento das possibilidades de ingresso na entidade, além de estreitarmos o relacionamento com os municípios”, falou o capitão Noel Calandrine. Compõem ainda a equipe de Porto Murtinho os sargentos Marcos dos Santos Silva, Wagner Barros da Silva e Fábio Luiz de Oliveira.

Leal disse ainda que existem vagas para os níveis de escolaridade correspondentes ao ensino fundamental, médio e superior. Os cursos são: Escola de Aprendizes Marinheiros; Colégio Naval; Soldado Fuzileiro Naval; Escola Naval; Sargento Músico Fuzileiro Naval; Corpo Auxiliar de Praças; Corpo de Saúde da Marinha; Corpo de Engenheiros da Marinha; Quadro Complementar; Quadro Técnico; e Quadro de Capelães Navais. Mais informações no site www.ensino.mar.mil.br.

De acordo com o diretor da Escola Cleuza Vargas, uma das beneficiadas pela palestra, esse trabalho estimula a curiosidade dos alunos e proporciona oportunidades para que se desperte o interesse dos jovens para ingressar na Marinha do Brasil.

“Parabenizamos a administração municipal que nos incluiu nesse projeto tão importante. Não somente os alunos, mas todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o significado e objetivo da Marinha do Brasil, bem como a função exercida pela mesma em defesa de nossa pátria”, comentou.

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a vinda do grupo a Caarapó foi de grande importância. “Nossa população conhece a entidade apenas através da televisão por causa da distância, e com essas palestras e vídeos apresentados, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição”, disse.

O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Meio Ambiente, e pela Secretaria de Educação e Esportes.

A Marinha do Brasil opera no mar, no ar e na terra, e foi criada entre 1822 e 1823 com o nome de \"Esquadra da Independência\", cujo objetivo era reforçar a capacidade de defesa do império. Seu primeiro comandante foi o oficial inglês Lord Thomas John Cochrane, contratado por José Bonifácio no posto de primeiro almirante.