Tecnologia

Jogo 'Call of Juarez' está na mira das autoridades mexicanas

21 FEV 2011 • POR • 18h40
Jogo \"Call of Juarez\" - Foto: AP/Ubisoft
Um jogo de tiro em primeira pessoa que se passa na cidade fronteiriça de Ciudad Juarez, irritou as autoridades locais mexicanas que já estão ocupadas demais combatendo a violência real.

Os legisladores do estado de Chihuahua, disseram no domingo (20) que pediram às autoridades federais a proibição do jogo \"Call of Juarez: O Cartel\", que é baseado em tiroteios do cartel de drogas em Ciudad Juarez.

Cerca de seis mil pessoas morreram em violência relacionada às drogas em Ciudad Juarez em 2009 e 2010, tornando a cidade, localizada na fronteira com El Paso, Texas, uma das mais mortais do mundo.

O site da desenvolvedora de jogos Ubisoft diz que o título tem lançamento previsto para este verão norte-americano. As capturas de tela do game mostram três personagens armados com uma pistola, um fuzil e uma espingarda, prontos para abrir fogo em uma rua da cidade. O slogan promocional do jogo exorta os jogadores a \"fazerem justiça pelas próprias mãos e experimentarem a ilegalidade do moderno Wild West [Oeste selvagem]\".

Líderes comunitários da conturbada cidade mexicana Ciudad Juárez, que teve em média oito assassinatos por dia em 2010, incluindo tiroteios, decapitações e assassinatos com tortura, disseram que o jogo glorifica e banaliza a violência para os jovens já inclinados para o crime.

\"Muitas crianças dizem que querem ser um assassino, porque são aqueles que se safam de tudo\", disse o jovem trabalhador Laurencio Barraza.

Sua organização popular independente trabalha com jovens carentes que moram em barracos nas favelas que servem como local de recrutamento pelos traficantes e também como local de desova de cadáveres.

\"Isso glorifica a violência, como se as vítimas fossem apenas mais um número ou outro bônus qualquer\", acrescentou Barraza.

Ricardo Boone Salmon, deputado de Chihuahua, estado onde fica a Ciudad Juarez, disse que a Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade um requerimento esta semana pedindo a proibição do jogo. \"É verdade que existe uma situação de crime grave que não estamos tentando esconder\", acrescenta Salmon. \"Mas também não devemos expor as crianças a esse tipo de cenários para que elas cresçam com esse tipo de imagem de falta de valores\", completa.

O deputado estadual Enrique Serrano disse que a principal preocupação é o potencial efeito sobre as crianças em Ciudad Juarez, algumas das quais já foram ensinados a \"abaixar e se proteger\" caso aconteça algum ato de violência fora de suas escolas.
(G1)