Cidades

Marçal quer piscicultura fortalecida

21 FEV 2011 • POR • 04h52
Marçal Filho defende melhorias para o setor - Foto: Divulgação
DOURADOS – O deputado federal Marçal Filho (PMDB) esteve na última semana no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde participou de uma audiência com a ministra Ideli Salvati para pedir apoio a cadeia produtiva do peixe da Grande Dourados. O presidente da Cooperativa MS Peixe, André Luiz Melhorança, acompanhou o deputado na reunião, onde foram expostas as principais necessidades dos piscicultores dos municípios da região Sul do Estado.

Uma das principais pautas da audiência foi o atraso na construção do frigorífico de peixe, no município. “Os recursos para empreendimento, que será custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, já existe, mas está retido por falta de agilidade da Prefeitura, que precisa concluir a primeira fase. Por isso viemos pedir que a ministra cobre rapidez na conclusão da obra”, ressaltou o parlamentar.

Marçal lembra que já foi realizada uma solenidade, em junho do ano passado, onde foi lançada a ordem de serviço para a construção do frigorífico, com prazo de oito meses para conclusão. O prazo venceu no final de janeiro, desse ano e o setor continua sem o benefício.

“Os piscicultores infelizmente ainda não podem contar com frigorífico de peixe. Quem perde com isso é Dourados e toda a região. Esse é um projeto que irá impulsionar a economia local, porque oferece uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores”, salientou o deputado.


Outra pauta da audiência foi à vinda da ministra a Dourados, em abril, para participar da Festa do Peixe. “Aproveitamos a oportunidade para convidar a ministra Ideli Salvati para vir ao município participar do evento e na oportunidade mostrar a ela todo o potencial da região para a produção de peixe. Ela ficou bastante animada com o convite e afirmou que irá se organizar para poder vir a Dourados” enfatizou Marçal Filho.

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, disse que com a conclusão do frigorífico, o setor de piscicultura vai passar por uma mudança significativa, gerando de início, em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. “O projeto vem para estruturar melhor a atividade e aumentar a produção. O frigorífico vai possibilitar a realização de todo o processamento do peixe que sairá do frigorífico pronto para a comercialização”, declarou o secretário.

O local terá a capacidade de processar cinco toneladas de pescado por dia e incluir a região na cadeia produtiva do peixe. “A atividade está em desenvolvimento em várias cidades da Grande Dourados, mas atende apenas a demanda regional”, explicou Peralta.

O frigorífico do peixe funcionará numa área de aproximadamente 3,5 hectares, localizada na BR-163, próximo ao trevo de acesso ao município de Fátima do Sul. O projeto da expansão da piscicultura na região conta também com a participação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), produtores e pesquisadores, que definirão as estratégias para a atividade na região.

Desde 2009 o Governo Federal já investiu mais de R$ 20 milhões em 12 municípios do Sul do Estado que estão se preparando para ampliar a produção pesqueira.