Mundo

Lula saudou vitória de García no Peru em 2006 como revés para Chávez

19 FEV 2011 • POR • 04h35
Um documento vazado pelo WikiLeaks revelou que em 2006 o então presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, saudou a eleição, no Peru, do presidente Alan García, e considerou este fato uma derrota política para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

No documento, divulgado pelo WikiLeaks, o então embaixador americano em Lima, James Curtis Struble, refere-se a uma reunião entre Lula e Garcia, que pouco antes havia derrotado no segundo turno Ollanta Humala, um ex-comandante do Exército, líder do Partido Nacionalista (esquerda).

O encontro teria sido presenciado por Pablo Portugal, funcionário da chancelaria peruana, que enviou correspondência a Washington.

Segundo o diplomata peruano, Lula estimou na ocasião que o triunfo de García constituiu \"um revés necessário para o presidente Chávez\", trazendo a necessidade de \"restaurar o equilíbrio regional\" perante a influência do governante venezuelano.

Por isso Lula felicitou o eleito García por sua vitória, afirmando que ambos são \"velhos amigos\" que compartilham \"a mesma visão sobre a política de integração econômica, social e regional\", segundo as declarações de Portugal divulgadas na correspondência americana.

Nas eleições peruanas de 2006, Chávez apoiou abertamente o candidato Humala e este respaldo foi qualificado por García e por diversos setores políticos como uma intromissão do presidente venezuelano em assuntos internos do Peru.

Humala é atualmente candidato às eleições presidenciais de 10 de abril e está em quarto lugar nas intenções de voto dos peruanos em um total de onze candidatos a suceder Alan García.

Nesta campanha eleitoral, Humala se distanciou de Chávez e agora se aproximou do Partido dos Trabalhadores brasileiro, com quem se reuniu na última semana no Brasil.


(G1)