Variedades

Audi lançará na Europa versão blindada do A8

17 FEV 2011 • POR • 13h10
A8 L Security - Foto: Divulgação
A Audi lançará em breve no mercado europeu uma versão blindada de fábrica do sedã A8. De acordo com a Audi, o A8 L Security é idêntico à versão sem a proteção, mas possui entreeixos maior. A blindagem é feita a mão em uma pequena oficina que segue rígidas normas de segurança. Nem celular entra no local onde as modificações são feitas.

O A8 é equipado com motor W12 naturalmente aspirado 6.2 de 500 cv, o que garante aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. Assim, o desempenho do carro não é afetado pelo peso extra da blindagem. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 210 km/h.

Segundo a fabricante alemã, o A8 L Security tem a classe VR 7 de proteção balística, que resiste a tiros com armas militares da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Algumas partes do modelo estão ainda mais protegidas com blindagem do nível VR 9 e VR 10. Já os pneus podem rodar vazios por 80 quilômetros.

Para isso, materiais resistentes, como aço forjado e cerâmica são utilizados. O piso também foi blindado, os vidros especiais têm policarbonato e as portas foram reforçadas para aguentar o peso extra, que chega a 1.380 kg.

Como itens extras de segurança, o modelo traz um sistema de extintor de incêndio, que é ativado por sensores de calor ou por um botão, e suprimento de oxigênio para a cabine.

Para manter o carro estável, chassis, freios e a eletrônica do modelo receberam melhorias.

A Audi prevê para 2012 um novo motor, ainda não especificado, para o A8 L Security.

(G1)