Mundo

SP tem 50 pontos de alagamento; Ipiranga entra em estado de alerta

16 FEV 2011 • POR • 17h31
São Paulo registrava, por volta das 17h15 desta quarta-feira (16) 50 pontos de alagamento, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por causa da tempestade, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, colocou toda a cidade em estado de atenção às 16h. O Córrego Ipiranga transbordou, o que fez o CGE colocar a Subprefeitura de Ipiranga em estado de alerta. Às 17h50, os paulistanos enfrentavam 111 km de congestionamento, índice acima do normal para o horário.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 24 vias foram totalmente tomadas pela água.



O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, fechou às 16h12 para pousos e decolagens. A queda de um raio também paralisou a circulação na Linha 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga o Brás a Calmon Viana.

Na Zona Leste, a precipitação era intensa entre os bairros de Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes, Itaquera e Cidade Tiradentes.

Na Grande São Paulo, a chuva caía forte entre as cidades de Cotia, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.

Segundo a CET, 767 agentes de tráfego foram colocados nas ruas para monitorar locais com maior ponto de alagamento, além das bacias dos rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí e dos córregos Pirajussara, Aricanduva e Ipiranga, além do Túnel do Anhangabaú.

Ao menos 24 semáforos tiveram problemas devido ao temporal (16 ficaram apagados e oito com luzes intermitentes). Os túneis Max Feffer e Fernando Vieira de Mello foram interditados por causa de inundações.

#####Aeroportos
De acordo com a Infraero, o Aeroporto de Congonhas fechou para pousos e decolagens às 16h12 devido à chuva que atinge a região. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, operava por instrumentos no horário, mas não chegou a interromper as operações, apesar da precipitação.

#####Trem
A queda de um raio paralisou o trecho entre Tatuapé e Engenheiro Goulart da Linha 12 - Safira da CPTM. A linha vai do Brás a Calmon Viana. Por este motivo, a circulação de trens nesta linha era realizada entre as estações Brás e Tatuapé e entre Engenheiro Goulart e Calmon Viana. Para transportar os usuários no trecho afetado, a CPTM acionou a operação PAESE (transporte gratuito com ônibus), de acordo com a assessoria da companhia.

Os usuários com destino as estações da Linha 12 , além de Engenheiro Goulart, contavam também com a opção da Linha 11- Coral, até Calmon Viana. Outra opção era utilizar o Metrô entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, com transferência gratuíta. Os usuários eram orientados pelo serviço de som das estações e trens.

(G1)