Cidades

Sala da Fazenda Egenho é inaugurada

16 FEV 2011 • POR • 13h23
A fazenda Engenho fica distante há 70 Km de Maracaju - Fotos : Adersino Junior
Maracaju - Uma parceria entre Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Educação, com o proprietário da Fazenda Engenho Laucídio Coelho Neto, ex-presidente Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (ACRISSUL) e esposa Inês Coelho, resultou na abertura de mais uma extensão educacional na área rural. Foi inaugurada no sábado (12) a sala de aula intitulada “Maria da Glória Lessa Coelho” para atender aos alunos da região no ano letivo de 2011.

De acordo com Laucídio Coelho Neto o incentivo à educação sempre foi um legado da família, “meus pais e avós incentivaram a educação, inclusive tínhamos em funcionamento até a década de noventa uma sala de aula que atendia os alunos de nossa propriedade e dos vizinhos, porém com a inclusão de ônibus Escolares Rurais a escola fora desativa, mas hoje com a parceria com a prefeitura de Maracaju reativamos a sala de aula da Fazenda Engenho, o prefeito Celso Vargas está de parabéns pela iniciativa”.


A Secretária de Educação Carolina Ferreira mencionou que por determinação do MEC as salas de aula têm uma exigência para funcionamento, “o senhor Laucídio realizou toda reforma e adaptação, com uma sala pintada e forrada, com a estrutura para funcionamento que poderá atender 25 alunos da região, inclusive com portas com acessibilidade, banheiro para atender portadores de necessidades especiais. Hoje a sala de aula tem apoio e parceria do programa Estadual Escola Ativa”.

De acordo com a Coordenadora Estadual da Escola Ativa, Patrícia Barbosa Gatts, Maracaju é referência nacional na Educação do Campo, atendendo cerca de 200 alunos das classes multisseriadas na área rural, “ Estamos satisfeitas com resultados apresentados em 2010, atingindo meta de aproveitamento e desenvolvimento escolar e já começamos 2011 aumentando o atendimento no campo com mais uma sala de aula sendo inaugurada, temos Maracaju como referência nacional”.

Com objetivo de propiciar condições para o trabalho com as diferenças regionais e com as populações que constituem os povos do campo, respeitando as diversidades culturais de cada local, o programa Escola Ativa está presente na Aldeia Indígena Sucuri’y – Sala Indígena Rural Velário Sucuri’y- na Usina MR - Escola Municipal Artur Tavares - nos assentamentos Santa Guilhermina – Escola municipal Rural Santa Guilhermina, Assentamento Canta Galo – Sala de Extensão Pedro Ferreira Corrêa e no Quilombo – Sala de Extensão Abel Martins e hoje na sala de aula Maria da Glória Lessa Coelho.


O prefeito de Maracaju Celso Vargas em seu discurso na inauguração da sala de aula relatou a importância da parceria, “atitudes louváveis como esta, de garantir qualidade de vida das crianças dos funcionários e vizinhos, através da educação, oportunizando crescimento pessoal, não poderíamos deixar de ser parceiros, toda estrutura está a disposição para que os alunos tenham oportunidade de efetivar o ano letivo de 2011 na sala de aula da fazenda engenho”, delata Celso Vargas.

A fazenda Engenho fica distante há 70 Km de Maracaju, com a reforma e adaptação da Sala de Aula atenderá 25 alunos da região, onde a Secretaria de Educação disponibiliza uma professora e estrutura para funcionamento do ano letivo de 2011. Participaram da solenidade Secretário de Fazenda Andrei Endres, Gerente de Transporte Almerindo Souza, equipe da secretaria de educação, empresários e agricultores da região e funcionários da Fazenda Engenho.