Mundo

Defesa Civil registra vários pontos de alagamentos em Curitiba

14 FEV 2011 • POR • 23h15
Moradores do bairro Bom Retiro, em Curitiba, protestaram na tarde desta segunda-feira - Foto: Odilon Araújo/ RPC TV
A Defesa Civil de Curitiba já registrou vários pontos de alagamentos na tarde desta segunda-feira (14). Nos bairros Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Bom Retiro, Boa Vista e Cajuru as ruas estão alagadas. O Rio Barigui alagou na região entre o Parque Barigui e Tingui. Por causa disso, o trânsito da Avenida Cândido Hartmann está bloqueado em alguns pontos.

Desde às 12h até às 16h30 desta segunda-feira (14), o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, registrou 55 milímetros de chuva sobre a capital. Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água despejado em uma área de um metro quadrado.

Segundo o Simepar, em janeiro deste ano o volume de chuvas dobrou o esperado, atingindo 345 milímetros. A média era de 165. Em fevereiro, o volume esperado também foi superado. Até esta segunda-feira (14) já choveu na cidade cerca de 180 milímetros. A média para o mês era de 142.

Com esses volumes de água registrados, o Simepar avisa que o risco de alagamentos é grande, principalmente na Região Metropolitana e no litoral. A previsão é que a chova o dia todo. Nesta terça-feira (15), deve diminuir a intensidade, mas vai chover durante toda a semana.

Moradores reclamam
Os moradores do bairro Bom Retiro fizeram um protesto na Rua Carlos Pioli. Eles reclamam dos alagamentos na região. \"Quando chove forte venha navegar nas ruas alagadas do bairro Bom Retiro. Curitiba Ecológica?\", dizia a placa da imagem acima.

A Prefeitura de Curitiba respondeu que estuda um projeto para a obra de macrodrenagem na região. A intervenção no córrego Pilarzinho está dentro do plano de gestão da Prefeitura.


(G1)