Saúde

Integrantes de voo simulado a Marte realizam primeira caminhada

14 FEV 2011 • POR • 19h45
Os astronautas Aleksandr Smoleyevsky e Diego Urbina durante a \'caminhada\' - Foto: Sergey Ponomarev / AP Photo
O russo Aleksandr Smoleyevsky e o ítalo-colombiano Diego Urbina, integrantes do voo simulado a Marte, realizaram nesta segunda-feira (14) a primeira de três caminhadas na \"superfície\" do planeta.

Os dois participantes do experimento Mars 500 iniciaram a caminhada com o hasteamento das bandeiras dos organizadores do projeto: Rússia, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e China.

Saiba mais sobre o projeto Mars500 aqui

Durante a saída, houve alguns problemas técnicos: a transmissão começou minutos depois que os astronautas pisassem pela primeira vez a superfície virtual marciana e seu discurso foi afetado por interferências.

\"A primeira caminhada pela superfície de Marte durou 50 minutos menos do que o previsto. A próxima simulação de caminhada, no qual participarão o russo Aleksandr Smolyevsky e o chinês Wang Yue, está programado para 18 de fevereiro\", indicou um porta-voz do Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia.

A experiência, que começou em 3 de junho de 2010, servirá para estudar a condição psicológica e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário. Os participantes vão compartilhar apenas 550 metros cúbicos, divididos entre os quatro módulos do simulador, durante um ano e cinco meses.

Permanecerão isolados do mundo durante os mesmos 490 dias que um voo real de ida e volta a Marte duraria. Outros 30 dias são necessários para a simular a estadia no Planeta Vermelho.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram o projeto em 2004. A China aderiu ao experimento em seguida e países como os Estados Unidos e a Espanha colaboraram com a equipe do Mars 500.

Os preparativos para a simulação começaram em novembro de 2007, quando seis voluntários russos permaneceram isolados do exterior durante duas semanas. Em julho do ano passado, a primeira simulação de voo a marte aconteceu, durando 105 dias.


(g1)