Policia

Senad destrói 66 hectares de maconha na fronteira

23 NOV 2010 • POR • 09h10
Senad destruiu plantação que daria para fabricar quase 200 tonelada de maconha Foto: Divulgação
PONTA PORÃ - A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do Paraguai, em parceria com a Polícia Federal brasileira, está realizando mais uma operação no combate ao tráfico de maconha na região de fronteira.

A Operação denominada Aliança VI está realizando uma série de ações na região de Capitan Bado, onde os agentes já conseguiram destruir 66 hectares de plantações de maconha em etapa de crescimento, que segundo a Senad, se fossem colhidos pelos traficantes poderiam render 198 toneladas do entorpecente.

A região onde os agentes localizaram a maior quantidade de maconha é conhecida como Suzuki, que fica localizada há treze quilômetros da fronteira entre Capitan Bado e a cidade brasileira Coronel Sapucaia. Nesse local, os agentes en-contraram ainda 18 acampamentos; 3,5 toneladas de maconha picada; 1.5 tonelada de sementes do entorpecente e seis prensas de madeira que são usadas para fazer os tabletes de maconha.

Um helicóptero das Forças Armadas Paraguaia ajuda nos trabalhos de localização das plantações e também na chega-da dos agentes nos locais de difícil acesso. O fiscal antidrogas do Paraguai Justiniano Cardoso acompanhou os trabalhos e a destruição da maconha, dos acampamentos e dos objetos utilizados no preparo dos tabletes da droga.

A Operação Aliança não tem data prevista para terminar e prevê a destruição da maior quantidade possível de droga naquela região do país. Um novo balanço da operação deve ser divulgado nos próximos dias. (com informações Lania Torres)