Bebês e Crianças

Pesquisadores vão mapear imprensa de MS

23 NOV 2010 • POR • 00h15
Professor Mário Luiz e os estudantes Alexander e Elisa, do grupo de pesquisa Foto: Hedio Fazan
Grupo de pesquisadores coordenados pelo professor doutor Mário Luiz Fernandes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está mapeando a imprensa estadual. O trabalho, que deve ser finalizado no final do primeiro semestre de 2011, irá se transformar em livro para servir como suporte de pesquisa, bem como para mostrar a realidade da imprensa sul-mato-grossense. A pesquisa também estará disponível de forma online.

De acordo com o professor Mário Luiz, o mapeamento será feito com base na aplicação de questionário para os pro-prietários de veículos de comunicação e jornalistas. “Queremos apontar o perfil da imprensa e fazer um diagnóstico com número de funcionários, área de circulação, receita em publicidade, entre outros”, disse o coordenador do grupo “Mídia, identidade e responsabilidade”.
Esse mapeamento também vai constar as condições de trabalho dos profissionais. A proposta é mostrar como está atuando os jornalistas/radialistas, a jornada de trabalho, autonomia de pauta, média de ganho salarial.

A pesquisa coordenada pelo professor Mário Luiz tem como colaboradores os estudantes de jornalismo da UFMS Alexander Onça, bolsista do CNPq, e Elisa Garcia. O grupo está percorrendo as cidades sul-mato-grossenses que tem veículos de comunicação para coletar os dados.