Policia

Falha suspende boletins de ocorrência

11 FEV 2011 • POR • 10h45
Delegacia da Mulher estaria dispensando vítimas sem registro de B.O devido a falhas no sistema - Foto: Hédio Fa-zan/PROGRESSO
DOURADOS – Falha no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) interrompeu os registros de Boletim de Ocorrência em Dourados. O PROGRESSO recebeu denúncias, na manhã de ontem, de vítimas que procuraram a Delegacia da Mulher e não conseguiram atendimento. Chega a faltar papel e funcionários para a limpeza e, além da estrutura precária, a população sofre com problemas técnicos.

Uma das vítimas contou ao O PROGRESSO que foi agredida ontem por um ex-namorado. Tentou registrar queixa na delegacia mas não conseguiu porque o sistema estava fora do ar. O mesmo autor agrediu a vítima há um mês. Na ocasião ela também não conseguiu denunciar o agressor porque o sistema apresentou falhas.

Outra mulher disse ao O PROGRESSO que a atendente tentou em três salas acessar o sistema de registros de boletim de ocorrência mas sem sucesso. “Todo mundo que chegou no local para ser atendido foi dispensado. Uma senhora que foi agredida pelo marido estava com medo porque, sem registrar o B.O, corria risco de chegar em casa e ser novamente agredida”, contou a vítima, intimidada.

Segundo ela, por causa disso, os agressores ficam impunes. “Tentei registrar o caso no 1º DP de Dourados, mas fui informada de que se há falhas no sistema, todos os organismos policiais enfrentam o mesmo problema. Não sei a quem recorrer”, lamenta.

A Delegacia da Mulher atende diariamente cerca de 70 vítimas. Ontem, todas foram dispensadas. Informações obtidas pela reportagem dão conta de que a falha no sistema já acontece com mais frequência há pelo menos duas semanas.


O PROGRESSO tentou entrar em contato com Delegacia da Mulher, mas foi informado de que a delegada não estava de plantão. Ela seria a única autorizada a falar com a imprensa. No 1º DP, os dois delegados responsáveis também não foram localizados para falar no assunto.