Cidades

Lançada maior obra saneamento básico da história de Amambai

10 FEV 2011 • POR • 16h04
Momento em que o governador e o prefeito assinam a ordem de serviço - Foto : Felipe Schinaider
AMAMBAI - Na visita do governador do estado de Mato Grosso do Sul André Puccinelli ao município de Amambai na última terça-feira, 8, além da entrega de 221 notebooks para os melhores alunos da rede estadual de ensino, o governador, juntamente com o prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini e o superintendente estadual da Funasa Flávio Britto, lançaram a maior obra de saneamento básico da história de Amambai.

A primeira ordem de serviço no valor de R$ 1.182.173,99 vai beneficiar diretamente 950 indígenas da Aldeia Amambai, localizada há cinco quilômetros da cidade. Com investimentos por parte da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), serão implantados 187 módulos sanitários domiciliares, confeccionados em fibra de vidro.De acordo com o superintendente estadual da Funasa, Flavio Britto, a iniciativa é inédita no Estado.

“Já começamos a fazer a base destes módulos e é uma experiência que deu certo em Goiás, Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena e tem como diferencial do material convencional, módulos sanitários com mais durabilidade e de fácil limpeza”, explicou.

Para o capitão da Aldeia Amambai, Rubens Aquino, o projeto de módulos sanitários é uma experiência nova e que está sendo bem-vinda para os índios. “É uma situação nova onde muda o comportamento dos índios, como o modo de viver e evita também doenças e sujeira. Vai trazer qualidade de vida para nós”, observou.

Por meio da parceria entre governo do Estado e Funasa com a participação da Sanesul, serão investidos em Amambai outros R$ 4,2 milhões de recursos do PAC I/Funasa para a construção de uma Unidade de Tratamento de Esgoto (UTE). O sistema será instalado fora do perímetro urbano.O projeto prevê a construção de uma nova Unidade de Tratamento de Esgoto, cinco Estações Elevatórias, nove quilômetros de rede coletora de esgoto sanitário e 150 ligações domiciliares.


Para o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini, as duas ordens de serviço trazem melhoria nas condições de vida da população com equipamentos modernos. “Vai ser uma obra de saneamento e esgotamento sanitário que a cidade de Amambai nunca viu.

Isso reflete na saúde da população e melhoria das condições de vida. A tecnologia de primeiro mundo utilizada vai poder construir uma estação de tratamento moderna sem transmitir poluentes para os rios. Vamos dar um destino correto para os resíduos”, afirmou.

O governador André disse que o Estado está investindo cada vez mais nos pólos regionais com obras que garantem saúde. “Esta é soma
de esforços do governo municipal, estadual e federal num projeto de investir em esgotamento sanitário. Campo Grande terá 70% de esgoto captado e tratado, 100% em Corumbá e Dourados, 80% em Três Lagoas e Ponta Porã.

Em Amambai será de 65%. No caso da Aldeia Amambai os kits sanitários darão a individualidade aos índios ficando distante de contaminações de verminoses e trazendo mais saúde”, ressaltou o governador André Puccinelli.