Mundo

Presidente Mubarak pode renunciar na noite desta quinta-feira no Egito

10 FEV 2011 • POR • 21h35
Militar é beijado por manifestantes antigoverno nesta quinta-feira - Foto: AP
O contestado presidente do Egito, Hosni Mubarak, pode renunciar na noite desta quinta-feira (10), segundo várias fontes.

O premiê do Egito, Ahmed Shafiq, disse à rede britânica BBC que Mubarak poderia renunciar e que a situação no país seria esclarecida em breve.

Mais tarde, na TV estatal, Shafiq disse que nada havia mudado no governo.

\"Nenhuma decisão foi tomada. Tudo está normal\", disse. \"Tudo ainda está nas mãos do presidente.

O Exército do Egito deve fazer um comunicado ainda nesta quinta, em que iria cumprir os pedidos dos manifestantes que tomam o Cairo, segundo a BBC.

.

O alto comando das Forças Armadas estava reunido, segundo imagens mostradas pela TV estatal. O Exército anunciou em um comunicado que começou a tomar medidas necessárias \"para proteger a nação e para apoiar as legítimas demandas do povo\".

Hosam Badrawi, secretário-geral do partido governista, disse também à BBC que Mubarak poderia \"responder aos pedidos do povo\" por sua saída imediata. Ele disse que a saída, transmitindo o poder para o vice, seria \"a coisa certa a fazer\".

Sem citar fontes, a americana CNN afirmou que Mubarak poderia transferir seu poder de chefe militar ao Exército.

A também americana NBC afirmou que o presidente deve renunciar ainda na noite desta quinta-feira. O Egito está quatro horas à frente do horário brasileiro de verão no fuso horário.

Uma fonte do ministério egípcio, que não se identificou, disse à agência Reuters que Mubarak \"muito provavelmente\" deve renunciar.

A CIA, principal agência de inteligência dos EUA, também trabalha com este cenário. Leon Panetta, chefe da agência, disse em audiência no Congresso dos EUA que a saída imediata seria significativa para uma \"transição ordeira\". Panetta disse não ter confirmação da renúncia, mas apenas \"relatos\".

Mubarak teria viajado para Sharm el-Sheikh, resort às margens do Mar Vermelho onde tem residência, com seu chefe de gabinete, segundo a TV Al Arabiya. Ainda não houve confirmação oficial dessa informação.

O presidente mantém o poder e não irá renunciar, disse à Reuters o ministro da Informação do Egito. \"O presidente ainda está no poder e não está renunciando\", disse Anas el-Fekky. \"O presidente não está renunciando e tudo o que ouviram são rumores da mídia.\"

Pressionado
Contestado depois de 30 anos de governo, Mubarak enfrenta 17 dias de crescentes protestos de rua que pedem sua saída imediata do poder.

Apesar da crescente pressão interna e internacional contra o regime, Mubarak anunciou que só sairá do poder em setembro, para quando estão marcadas eleições. Ele disse temer que o país virasse um \"caos\" no caso de sua saída antecipada.

Uma negociação com a oposição começou no domingo (6), com o recém nomeado vice-presidente Omar Suleiman representando o governo.

Mas as concessões do regime, feitas a conta-gotas desde então, foram recebidas com ceticismo pelos diversos grupos envolvidos -incluindo a poderosa Irmandade Muçulmana-, e as conversas pouco avançam.

Os protestos deixaram pelo menos 300 mortos e 5.000 feridos no país, segundo levantamento das Nações Unidas. Ativistas denunciaram nesta quinta que o Exército teria cometido abusos contra ativistas presos.

Dezenas de milhares de manifestantes continuavam reunidos nesta quinta na Praça ahrir, que se tornou um símbolo dos protestos, exigindo a saída de Mubarak.

O ambiente é agitado entre os manifestantes depois do anúncio de que o exército nacional está tomando medidas para apoiar \"as legítimas demandas do povo\", mas nenhum movimento de tropas foi registrado até o momento.

(G1)