Cidades

Governo federal vai recriar a Sudeco

9 FEV 2011 • POR • 19h50
Foto: div.

BRASÍLIA – O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste - Ministério da Integração Nacional -, Marcelo Contreiras de Almeida Dourado, anunciou ontem em reunião com integrantes das bancadas federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, que a presidente Dilma Rousseff (PT), vai reativar ainda em fevereiro desse ano a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco).

O anúncio oficial deve ser feito na próxima quarta-feira, em reunião com todos os integrantes das bancadas federais dos três estados e também do DF, data que ocorrerá também a instalação oficial da Sudeco.
A notícia foi confirmada ontem pelo secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Contreiras, em contato direto com grupo de deputados, entre eles Marçal Filho (PMDB-MS).

A luta pela recriação da Sudeco é uma das mais antigas do Congresso Nacional tanto dos deputados quanto dos senadores de MS, MT, GO e DF. Que sempre defenderam a reativação da Superintendência como ferramenta indispensável para o crescimento sustentável da região Centro-Oeste.
Um dos parlamentares que mas brigaram pela reativação da Sudeco, foi o saudoso senador Ramez Tebet, que tinha no municipalismo sua principal marca, defendendo políticas públicas especiais para atrair investimentos aos estados menos ricos.

De autoria do Poder Executivo, a Sudeco vai ser responsável pela formulação de diretrizes para o desenvolvimento da região. Dentre as principais competências, estão o ordenamento e gestão territorial, além da administração rural e financeira. A superintendência será vinculada ao Ministério da Integração Nacional e seu principal órgão gestor vai ser o Conselho de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Farão parte do Conselho os governadores dos estados, representantes dos municípios, empresários e trabalhadores, além de organizações não governamentais, ligadas ao setor.