Mundo

Rumsfeld diz que Saddam ameaçou suas filhas e de Bush

8 FEV 2011 • POR • 21h40
David Rumsfeld, quando Secretário de Defesa dos EUA. - Foto: Reprodução / NYDailyNews.com
O ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, revelou nesta terça-feira (8) que Saddam Hussein teria oferecido recompensa de US$ 60 milhões pelo assassinato de suas filhas, ameaçando, também, as do então presidente George W. Bush.

\"Estava preocupado\", contou Rumsfeld no programa \"Good Morning America\" da ABC, durante a primeira entrevista transmitida pela televisão desde que deixou o cargo há mais de quatro anos.

\"O presidente e sua família contavam com a proteção do Serviço Secreto\", corpo encarregado da segurança das personalidades públicas, explicou Rumsfeld.

\"Minha família não usufruía desse benefício\"; o complô foi revelado durante reunião consagrada à segurança nacional em 2003, lembrou.

Rumsfeld, que tem duas filhas e um filho, disse que Bush o aconselhou a não levar ao pé da letra as ameaças, uma vez que as forças americanas haviam matado os dois filhos Saddam Hussein e seu neto, em julho de 2003.

Rumsfeld falou sobre o assunto em entrevista durante uma turnê para promover seu livro de memórias, \"Known and Unknown\" (\"Conhecido/desconocido\", numa tradução literal) que fala sobre sua carreira em diferentes governos republicanos, de Richard Nixon a George W. Bush.

(G1)