Saúde

MS descarta suspeita de dengue tipo 4

7 FEV 2011 • POR • 23h37
Mato Grosso do Sul mantém ações ostensivas por conta do alto risco de epidemia de dengue - Foto: Hédio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – O governo do Estado, através da assessoria de comunicação, anunciou ontem que não existe dengue do tipo quatro em Mato Grosso do Sul. Os únicos sorotipos confirmados até agora são o 1, 2 e 3. Havia um caso suspeito no Estado, mas a Secretaria de Saúde não confirmou a doença.
A contaminação pelo sorotipo quatro é constante porque o vírus não aparecia no Brasil há quase 30 anos. Desta forma, trata-se de um potencial agente causador de epidemia, muito mais forte em relação aos outros tipos de vírus.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, até dia 29 de janeiro, mostra que há 1.959 casos suspeitos de dengue em Mato Grosso do Sul. Apesar disso, o Estado continua mantendo um alto risco de uma epidemia. Pelos dados da Secretaria de Estado de Saúde, a incidência estadual é de 81,5 para cada grupo de 100 mil habitantes.

O município com maior risco de epidemia é Bandeirantes. Na cidade, a incidência é de 1.063,5 para cada 100 mil habitantes. A segunda cidade de maior risco é Rio Verde de Mato Grosso, com incidência de 446,6 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Segundo maior município de Mato Grosso do Sul, com uma população de 191.638 habitante, Dourados mantém um risco moderado, com uma incidência de 24,5. Pelo dados da Secretaria de Estado de Saúde, de 1º a 29 de janeiro, foram feitas 47 notificações.