Cidades

Governador André visita à Showtec

4 FEV 2011 • POR • 14h33
Governador André Puccinnelli durante visita ontem a Showtec - Foto : Rachid Waqued
Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli participou ontem quinta-feira (3) da Showtec 2011 – Show de Tecnologia Agropecuária, que acontece desde o dia 1º, em Maracaju. É a 15ª edição da feira, promovida pela Fundação MS, e que apresenta novas tecnologias para a cultura da soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, agroenergia, agricultura familiar, máquinas e implementos agrícolas.

O governador visitou as instalações da Showtec conhecida por produtores rurais como um dos eventos de maior difusão de tecnologia para a produção no campo, o Showtec 2011 espera trazer pelo menos 12 mil pessoas a Maracaju. Na edição de 2010, a Fundação MS recebeu 10 mil visitantes.
\"O objetivo principal do Showtec é facilitar o acesso das tecnologias do setor rural, apresentando ferramentas adequadas a realidade do nosso produtor rural, para que este produza mais e melhor\", explica Dirceu Broch, diretor da Fundação MS.

A feira conta com a promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur); da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura de Maracaju, Sicredi, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), Aprosoja, Banco do Brasil e Sebrae.

A edição deste ano apresenta mostra da agricultura familiar, e tem ainda na programação palestras, mesas-redondas, visitas técnicas a glebas e visitas a estandes com exposição de produtos dessa agricultura de pequena escala.
Em Maracaju o governador André Puccinelli também participou da inauguração de um novo empreendimento agroindustrial. A Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense - Copasul, com sede no município de Naviraí, inaugura sua Unidade Armazenadora de Grãos em Maracaju.

A Unidade Silos Maracaju foi construída com o que há de mais moderno no mercado, com equipamentos de automação. A capacidade estática é de 27 mil toneladas, com projeto de expansão para 81 mil toneladas. Possui ainda tombador para bi-trem, elevadores de 240 toneladas/hora, secadores de 250 toneladas/hora, moagem de 360 toneladas e tulha de resíduos centralizada.
A Cooperativa - fundada em 1978 por 27 produtores dedicados ao cultivo do algodão em Naviraí – é composta atualmente por 590 produtoras e conta com sete unidades, sendo Sede Administrativa, Fiação, Entreposto, Silos Aeroporto e Silos Caiuá, todas no município de Naviraí, além das unidades em Maracaju e Deodápolis.

Além dos cotonicultores, a Cooperativa atende produtores de soja, milho, trigo, sorgo, girassol e aveia da região sul do Mato Grosso do Sul, comercializando os cereais in natura, algodão em pluma, fios de algodão e fornecendo insumos agrícolas para plantio e manejo das lavouras e suporte técnico aos seus associados.