Este 10 de novembro é o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. A data celebra o papel importante da ciência na sociedade e a necessidade de se engajar um maior número de pessoas em debates sobre assuntos científicos.
"A juventude na linha de frente" é o tema deste ano, que também marca a Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável, que vai de 2024 a 2033.
Planeta frágil x comunidades resilientes
A proposta do Dia Mundial é dar oportunidade de mobilização a todos os agentes ao redor do mundo sobre ciência para paz - desde representantes de governos, alunos, empresas de mídia e outros setores.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, ao levar a sociedade para mais da ciência, a data ajuda os cidadãos a se informarem sobre o desenvolvimento na ciência.
E aqui, os cientistas têm um papel em ampliar o conhecimento de um planeta frágil e em ajudar a tornar as comunidades mais sustentáveis - Foto: UN Photo/Manuel Elias
A Agência da ONU incentiva a realização de atividades para marcar o Dia. Com a participação dos jovens, a Unesco também pretende atrair participantes leigos a descobrir e explorar o papel da ciência num mundo digitalizado e em constante mudança.
Cientistas renomados e participantes leigos em debate
Os jovens também terão oportunidade de fazer perguntas a cientistas renomados sobre os caminhos da ciência e como ela pode ajudar com soluções para os problemas mais prementes desta era.
O Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento foi instituído em 2001 pela Unesco e tem gerado recursos para a ciência ao redor do globo. O Dia também incentiva a cooperação entre cientistas que vivem em áreas de conflitos e guerras.
Em agosto passado, a Assembleia Geral da ONU proclamou o período de 2024 a 2033 como a Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável.
A proposta é promover a alfabetização científica e a cooperação entre os governos, agências da ONU e setor privado, além da sociedade civil. A Década quer ainda aumentar o papel da ciência e contribuir para um futuro mais próspero e seguro para todos.