
Um mundo com menos poluição e congestionamento no trânsito e viagens aéreas muito mais rápidas. Esses são aos destaques de um estudo da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, divulgado nesta quinta-feira.
O relatório Tendências Tecnológicas da Ompi sobre o Futuro do Transporte indica que soluções sustentáveis para o setor cresceram 700% nas últimas duas décadas, passando de 15 mil invenções em 2003 para 120 mil em 2023.
Um vislumbre do futuro
O levantamento se baseia nas informações mais recentes coletadas de registros de patentes e oferecem um vislumbre de possibilidades como táxis aéreos, carros e navios autônomos, portos inteligentes, foguetes reutilizáveis e sistemas de gerenciamento de tráfego.
Segundo a agência da ONU, a análise de patentes mostra que os inventores estão trabalhando duro para garantir que a forma como a humanidade vai se locomover no futuro seja mais limpa e eficiente do que no presente.
Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento de que o transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 no mundo, o que tem incentivado o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que reduzem o impacto ambiental dos meios de locomoção.
Isso inclui a adoção de propulsão eletrificada, a mudança para fontes de energia renováveis e a promoção de opções de transporte público e compartilhado.
Empresas automobilísticas como a Tesla estão usando cada vez mais IA para controlar veículos - Foto: Unsplash/David von Diemar
Carros elétricos e direção autônoma
Para a Ompi, a digitalização também está revolucionando o setor de transportes, com grande ênfase em tecnologias autônomas, que devem gerar de US$ 300 bilhões a US$ 400 bilhões em receitas até 2035. A expectativa é que avanços em inteligência artificial impulsionem veículos dirigidos por máquinas.
A maior área de crescimento em patentes está relacionada com propulsão sustentável, que envolve baterias para veículos elétricos ou células de combustível de hidrogênio.
Nesse campo, a competição é acirrada, com empresas disputando acesso a minerais essenciais para produzir baterias. O coautor do relatório, Christopher Harrison, afirmou que a escassez de minerais determinará se o mundo poderá adotar os carros elétricos de forma massiva.
Países líderes
Patentes de transporte terrestre dominam os registros globais, com um volume 3,5 vezes maior do que aquelas ligadas a locomoção no ar, mar e espaço combinadas.
No topo do ranking de patentes depositadas estão China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha, que representam os maiores inventores do mundo.
O relatório também mostra que as patentes ligadas a produtos baseados em combustíveis fósseis, como o motor de combustão interna, estão com crescimento estagnado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Direitos humanos
Afeganistão inicia novo ano letivo com quase 400 mil alunas fora da escola
há 36 minutos atrás

Paz e segurança
Guterres diz que operações de paz devem se adaptar a mundo com divisões
24/03/2025 19:45

Saúde
OMS: ações de combate à tuberculose salvaram 79 milhões de vidas desde 2000
24/03/2025 18:45

Paz e segurança
ONU permanece em Gaza apesar de redução de pessoal, diz secretário-geral
24/03/2025 17:45

Clima e Meio Ambiente
ONU celebra Dia Mundial da Meteorologia com alerta sobre ação climática
23/03/2025 12:00