Dourados – MS quinta, 23 de setembro de 2021
Dourados
36º max
19º min
Institucional - Setembro
Mundo

Rebeldes rejeitam proposta africana para trégua com Kadhafi na Líbia

11 Abr 2011 - 19h35
Tanque das forças pró-Kadhafi é visto neste domingo - Crédito: Foto: APTanque das forças pró-Kadhafi é visto neste domingo - Crédito: Foto: AP
Os rebeldes antigoverno da Líbia recusaram nesta segunda-feira (11) o plano de paz proposto pela União Africana, pois a proposta não prevê a saída do ditador Muammar Kadhafi e porque propõe a reforma de um sistema de governo que eles exigem que seja abolido.

\"A iniciativa da União Africana não inclui a partida de Kadhafi e de seus filhos do cenário político líbio, então está desatualizado\", disse o chefe do conselho dos rebeldes, Mustafa Abdel Jalil, em entrevista coletiva em Benghazi, acrescentando que o conselho exige a saída de Gaddafi desde o primeiro dia dos protestos.

O porta-voz do conselho Hafiz Ghoga também disse na entrevista coletiva: \"A iniciativa fala de reformas do sistema líbio, e isso está rejeitado.\"

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que qualquer cessar-fogo na Líbia deve ser concreto e verificável.

Na véspera, o governo Kadhafi afirmou ter aceito o \"mapa do caminho\" proposto pela UA como saída pacífica para o conflito na Líbia, conforme declarou o presidente sul-africano Jacob Zuma, que estava em Trípoli para negociar.

\"A delegação do irmão líder (Kadhafi) aceitou o mapa do caminho que lhe apresentamos\", disse o presidente em uma breve declaração aos jornalistas na residência Bab Al Aziziya do ditador líbio em Trípoli.

\"A solução proposta será detalhada em um comunicado\", acrescentou, sem precisar quando o texto será divulgado.

Autoridades líbias vêm repetindo que Kadhafi não pretende renunciar.

#####Reino Unido
Qualquer proposta de cessar-fogo deve estar de acordo com as condições estabelecidas pela ONU, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

\"Não deve haver nenhum cessar-fogo que não esteja completamente de acordo com as condições das resoluções do Conselho de Segurança da ONU 1970 e 1973\", disse ele.

\"Qualquer coisa que fique aquém disso será uma traição ao povo da Líbia e será usado pelo regime que anunciou duas vezes cessar-fogo sem nenhum efeito desde que começaram os combates\", afirmou em entrevista com o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini.

Hague e Frattini reafirmaram que Kadhafi deve deixar o poder.

######G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19

22/09/2021 07:30
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

21/09/2021 08:30
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Últimas Notícias