
A “eclosão” de quinta-feira, como chamam os especialistas, gerou parte dos filhotes híbridos, ou seja, com padrão de escamas diferente do típico dos reprodutores. “Por exemplo, com quatro escamas de um lado e seis a oito escamas do outro, ou cinco de um lado e sete de outro. A característica típica da tartaruga-de-pente é ter quatro escamas laterais”, explica o coordenador do Projeto Amiga Tartaruga, Paolo Botticelli. Segundo ele, a ninhada também contou com filhotes exclusivos da espécie da fêmea e um grupo com características apenas do macho.
De cada 100 ninhos das tartarugas marinhas no Brasil, apenas três são da espécie de tartaruga-pente, cientificamente chamada de Eretmochelys imbricata. Segundo Paolo Botticelli, que monitorou a entrada dos filhotes no mar, existem reservatórios de tartarugas-de-pente ao longo da costa brasileira, mas no extremo sul da Bahia, por conta da temperatura abaixo de 30°, a desova tem significativa quantidade de machos, o que é \"especial\", já que possibilita futuras reproduções.
“A preciosidade é que as espécies híbridas das tartarugas são férteis, o que não acontece com outros animais, como as mulas (cruzamento de jumento com égua). Já temos algumas bibliografias sobre o assunto, o Projeto Tamar já fez estudos genéticos”, comenta.
Antes da noite de quinta (12), a ninhada híbrida mais recente aconteceu em 2009, na cidade de Belmonte, sul do Estado, entre espécie híbrida de tartaruga-de-pente com tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). Na ocasião, o material genético foi colhido e os filhotes também nasceram com características morfológicas “misturadas”, conforme explica Paolo.
Jornada das tartaruguinhas
O coordenador do Projeto Amiga Tartaruga comenta sobre o percurso das tartaruguinhas no começo da vida. Segundo ele, os filhotes, assim que entram no mar, nadam 48 horas sem parar e ficam dois anos perdidos, transitando entre várias regiões do oceano. “Existem vários giros, eles nadam até o Caribe ou costa da África e depois voltam à costa brasileira”, descreve. Paolo relata ainda que as tartarugas marinhas atingem maturidade sexual entre 20 e 25 anos, mas que um a duas, de mil, resistem até a fase adulta. Cada tartaruga marinha pode fazer de três a cinco desovas ao longo da vida.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mundo
Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
23/01/2021 14:05

Mundo
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
20/01/2021 15:26

Futebol
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
20/01/2021 09:57

Tênis
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
20/01/2021 07:52

Mundo
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
09/01/2021 10:02