
A produção de café, em nível mundial, estimada para o ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, atingiu um volume físico total equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg, performance que representa uma ligeira recuperação de 1,7%, na comparação com os mesmos doze meses do período anterior. Desse volume total da safra mundial, 98,6 milhões de sacas, que correspondem a 57,5%, são da espécie de Coffea arabica, e, adicionalmente, 72,7 milhões de sacas (42,5%) da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon).
Assim, neste mesmo contexto, visando estabelecer uma base comparativa entre a produção e o consumo mundial, verifica-se que o consumo global de café, no acumulado de doze meses, especificamente no ano-cafeeiro anterior de 2021-2022, que somou 175,6 milhões de sacas, registrará um ligeiro acréscimo de 1,6%, no ano ano-cafeeiro atual, haja vista que as estimativas indicam que o consumo atual totalizará o equivalente a 178,5 milhões de sacas de 60kg. Assim, caso tais números de fato se efetivem, o mercado mundial de café deverá passar por mais um ano previsto de déficit, pois o consumo global deverá suplantar a produção em torno de 7,2 milhões de sacas.
Antes de prosseguir com mais dados e números destas análises da performance da cafeicultura mundial, com destaque principal para o desempenho do ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, convém esclarecer que tal estudo tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – outubro 2023, da Organização Internacional do Café - OIC, que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Paz e segurança
Retomada de confrontos em Gaza limita auxílio humanitário
04/12/2023 23:30

Paz e segurança
Reunião ministerial reforça compromisso global com operações de paz da ONU
04/12/2023 23:15

Clima e Meio Ambiente
COP28: Ativistas pedem financiamento climático para os mais vulneráveis
04/12/2023 23:00

Clima e Meio Ambiente
Conheça a ciência por trás dos alertas do aquecimento global
04/12/2023 22:45

Venezuela
Referendo aprova incorporação de Essequibo
04/12/2023 11:15