Dourados – MS sexta, 24 de setembro de 2021
Dourados
36º max
19º min
Institucional - Setembro
Mundo

CPI do Genocídio convoca procuradores de MS

05 Mai 2016 - 14h02Por Do Progresso
Pela primeira vez, três membros do Ministério Público Federal que atuam diretamente com a temática indígena no estado irão depor perante a CPI do Genocídio - Crédito: AL/MSPela primeira vez, três membros do Ministério Público Federal que atuam diretamente com a temática indígena no estado irão depor perante a CPI do Genocídio - Crédito: AL/MS
Pela primeira vez, três membros do Ministério Público Federal que atuam diretamente com a temática indígena no estado irão depor perante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Ação/Omissão do Estado de MS nos Casos de Violência Praticados Contra os Povos Indígenas, chamada de CPI do Genocídio.Os depoimentos estão marcados para o início da tarde, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul..

Os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira, Marco Antonio Delfino de Almeida e Ricardo Pael Ardenghi, são responsáveis pela representação judicial e atendimento das demandas da população indígena do estado. A CPI do Genocídio é presidida pelo deputado João Grandão, sendo a vice-presidente Mara Caseiro. Fazem parte ainda os deputados Paulo Corrêa, Antonieta Amorim e Professor Rinaldo.

Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 70 mil pessoas. São cerca de 40 mil indígenas da etnia guarani-kaiowá. Confinados em pequenas reservas e acampamentos de beira de estrada, eles enfrentam os maiores índices de violência do país.

Os indígenas foram expulsos de suas áreas de origem entre o fim do século XIX e meados do século XX, para a colonização do estado, e confinados em pequenas áreas que não permitiam sua organização social. A partir de 1988, com a promulgação da Constituição Federal, que garantiu a posse indígena sobre as áreas tradicionais, houve um fortalecimento do movimento indígena no estado. A Constituição também determinou que o Ministério Público Federal é o defensor dos direitos dos povos indígenas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19

22/09/2021 07:30
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

21/09/2021 08:30
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Últimas Notícias