Mais de mil africanos formam fila nesta quarta-feira - Crédito: Foto: AFP
O procurador do Tribunal Internacional de Justiça vai solicitar três mandados de prisão para a investigação sobre a morte de manifestantes pró-democracia na Líbia. Ele disse nesta quarta-feira (4) que os Estados aliados devem se preparar para efetuar as prisões.O Conselho de Segurança da ONU levou a situação da violência na Líbia ao tribunal sediado em Haia em fevereiro.
Oprocurador Luis Moreno-Ocampo está investigando o ditador Muammar Kadhafi, alguns de seus filhos e auxiliares a respeito de um possível plano deliberado para atacar manifestantes.
Moreno-Ocampo, que nesta quarta-feira exibiu ao Conselho de Segurança um progresso de suas investigações, disse que vai pedir os mandados de prisão em poucas semanas por suspeita de crimes cometidos contra a humanidade na Líbia desde 15 de fevereiro.
\"Crimes contra a humanidade foram e continuam sendo cometidos na Líbia, com ataques contra civis incluindo assassinatos e perseguições em muitas cidades ao redor da Líbia\", disse o procurador em comunicado.
Moreno-Ocampo disse à Reuters mais cedo nesta quarta-feira ter provas fortes de que as forças de Kadhafi cometeram crimes contra a humanidade, e que vai pedir até cinco mandados de prisão nas próximas semanas.