
O Escritório de Direitos Humanos da ONU reagiu à prisão do ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, elogiando a medida como um passo para prestação de contas.
O ex-líder filipino está sob custódia do Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, nos Países Baixos ou Holanda, desde a quarta-feira.
Famílias demonstraram coragem
Ele é acusado de uma série de assassinatos que configurariam crimes contra a humanidade e que foram cometidos durante uma campanha agressiva do governo contra drogas ilegais entre 2011 e 2019.
O presidente Rodrigo Duterte das Filipinas discursa, por vídeo, no debate geral da Assembleia Geral, em 2020 - Foto: ONU/Manuel Elias
O alto comissário para Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, disse que a chamada guerra do ex-presidente contra as drogas nas Filipinas, há muito tempo, preocupava a ONU.
Para Turk, esse é um passo importante para prestação de contas a milhares de vítimas de assassinatos e abusos, assim como para as famílias que de forma corajosa buscaram justiça.
Execuções sumárias, sistêmicas e impunidade
O alto comissário da ONU afirma que é importante proteger as vítimas e as testemunhas nas Filipinas e prevenir represálias de qualquer parte à medida que o julgamento do ex-presidente Rodrigo Duterte avança no Tribunal Penal Internacional.
Em 2020, o Escritório de Direitos Humanos da ONU encontrou alegações credíveis sobre execuções sumárias e sistêmicas durante a campanha contra drogas ilegais nas Filipinas.
Na época, o relatório indicou de que havia uma situação de quase impunidade para essas violações.
Após reclamações e protestos contra autoridades, apenas alguns dos casos foram reabertos, mas, no final, esse processo resultou em poucas condenações.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ajuda humanitária
Iêmen tem meio milhão de crianças gravemente desnutridas devido a conflito
25/03/2025 21:45

Paz e segurança
ONU pede superação de divisões sectárias na SÃria para evitar retorno ao conflito
25/03/2025 20:45

Direitos humanos
Viagem pelo Atlântico relembra pessoas escravizadas entre Brasil e Angola
25/03/2025 19:45

Assuntos da ONU
LÃder da ONU pede combate a legado do tráfico de escravos no mundo
25/03/2025 18:45

Assuntos da ONU
ONU: Dia Internacional de Solidariedade com Funcionários Detidos ou Desaparecidos
25/03/2025 17:45