O atual presidente da Assembleia Geral da ONU, Dennis Francis, realizou sua última coletiva de imprensa nesta segunda-feira, marcando o encerramento da 78ª sessão e destacando a importância da mídia no seguimento das atividades de seu mandato.
Francis expressou gratidão pela cobertura dos meios de comunicação, que contribuíram para manter sua presidência alinhada aos princípios da Carta das Nações Unidas. Ele enfatizou o papel fundamental da imprensa em dar visibilidade às ações da ONU, que visam beneficiar os 8,2 bilhões de habitantes do planeta.
ONU/Manuel Elias
Realizações da 78ª sessão
A 78ª sessão, segundo o presidente, foi marcada por eventos importantes, como a adoção de uma declaração política histórica durante a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, reforçando o compromisso com o cumprimento das metas até 2030.
Além disso, reuniões de alto nível sobre saúde global abordaram temas como prevenção de pandemias e cobertura universal de saúde.
Francis também destacou o diálogo sobre o financiamento para o desenvolvimento. O evento trouxe consenso sobre a necessidade de reformar a arquitetura financeira global, além da comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Sustentabilidade
Outro marco da sessão foi a Semana de Sustentabilidade da Assembleia, focada em áreas como turismo, infraestrutura e energia, preparando o terreno para a Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em maio e a Cúpula do Futuro.
No que diz respeito à paz e segurança, o presidente relembrou a resposta rápida da Assembleia diante da escalada de violência no Oriente Médio. Três resoluções urgentes foram adotadas exigindo a proteção de civis, um cessar-fogo imediato e o reconhecimento da Palestina como Estado-membro da ONU.
Francis encerrou seu mandato com “orgulho do trabalho” realizado em prol da igualdade de gênero, da juventude e dos países em situações vulneráveis. Ele ressaltou a atenção dedicada à elevação da questão da elevação do nível do mar, uma preocupação crítica para muitos países.
A 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU será oficialmente concluída na terça-feira com a transferência de liderança para o novo presidente. Em junho, a Assembleia Geral elegeu por aclamação Philemon Yang, ex-primeiro-ministro de Camarões, como presidente para 79ª sessão que inicia oficialmente neste 10 de setembro.