Dourados – MS sexta, 23 de julho de 2021
Dourados
30º max
14º min
Mundo

Polícia prende seis pessoas suspeitas de fraudar selos do Inmetro

12 Abr 2011 - 19h15
Polícia Federal apreende extintores com selo do
Inmetro falso. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPolícia Federal apreende extintores com selo do Inmetro falso. - Crédito: Foto: Divulgação
Uma operação da Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (12) onze pessoas que são suspeitas de falsificar selos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Seis pessoas foram detidas em Curitiba e outras cinco em São Paulo e Valinhos (SP).

A ação foi denominada Olho-de-Boi e os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreensão no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e o Distrito Federal. De acordo com informações da PF, as empresas envolvidas no esquema colocavam selos de autenticação do Inmetro em extintores de incêndio, principalmente de veículos, e revendiam os equipamentos como se estivessem recarregados. Há indícios, segundo a assessoria da PF, de que extintores antigos eram fraudados e vendidos como novos.

Roberto Tamari, gerente da fiscalização de produtos do Ipem no Paraná - órgão responsável pelas fiscalizações do Inmetro – relatou em entrevista ao G1 que as fraudes foram descobertas em ações de rotina, há cerca de dois anos. Segundo ele, normalmente as empresas colocavam o selo falso em extintores que seriam fabricados em outros estados.

“O extintor de incêndio é um equipamento de segurança que só é utilizado quando necessário e, portanto, deve funcionar”, destacou Tamari. Sem o selo do Inmetro o consumidor não tem esta garantia, complementou.

No Paraná 93 empresas possuem autorização para realizar o serviço de manutenção de extintores. Roberto Tamari recomenda que antes de adquirir o produto, o consumidor verifique se a empresa está apta.

O nome destas empresas está disponível no site do Ipem/PR: www.ipem.pr.gov.br.



######G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

15/07/2021 17:00
Mundo

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti são mortos a tiros

08/07/2021 11:00
Mundo

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

08/07/2021 10:00
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê

07/07/2021 07:30
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Onda de calor recorde nos EUA e Canadá mata 45 no Estado do Oregon

01/07/2021 17:30
Últimas Notícias