O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, PMA, está trabalhando com a Uber, plataforma global de mobilidade e entrega, para transportar assistência de emergência a pessoas necessitadas em áreas urbanas em toda a Ucrânia por meio do uso de uma versão personalizada do serviço.
Com veículos de grande porte enfrentando problemas para chegarem até as pessoas em áreas urbanas, a colaboração com a Uber permite que o PMA coordene melhor uma frota de carros menores que entregam itens de socorro em regiões densamente povoadas da Ucrânia.
Ajuda crítica
Por meio da plataforma, o PMA pode levar alimentos às pessoas que precisam de apoio, despachando entregas em veículos de vários tamanhos, rastreando cada viagem até seu destino e confirmando que as entregas foram feitas com segurança.
Com a colaboração, a agência da ONU já levou alimentos para Dnipro e outras entregas estão em andamento em diversas partes do país, incluindo Lviv, Vinnytsia, Kyiv e Chernivtsi.
O coordenador de emergências do PMA na Ucrânia, Matthew Hollingworth, afirma que sua equipe está desempenhando um papel crítico no fornecimento de alimentos e assistência em dinheiro para os mais afetados pela guerra na Ucrânia.
A tecnologia da Uber ajuda a facilitar a resposta e melhora a forma como as comunidades na Ucrânia são atendidas. Este trabalho se soma a uma doação de US$ 250 mil feita pela empresa para apoiar a resposta de emergência no país em conflito.
O PMA agradeceu a Uber pela parceria e destacou que as colaborações com setor privado são essenciais para ajudar a implementar soluções personalizadas e inovadoras para enfrentar desafios complexos.
A agência foi capaz de ampliar rapidamente suas operações dentro e ao redor da Ucrânia nos últimos três meses. Até o final de junho, alimentos e dinheiro serão entregues para mais de 3 milhões de ucranianos por mês.