Dourados – MS segunda, 20 de setembro de 2021
Dourados
40º max
24º min
Mundo

ONU confirma morte de 8 funcionários em ataque no Afeganistão

01 Abr 2011 - 17h35
Grupo carrega ferido em ataque a sede da ONU em Mazar-i-Sharif, no Afeganistão - Crédito: Foto: Mustafa Najafizada / APGrupo carrega ferido em ataque a sede da ONU em Mazar-i-Sharif, no Afeganistão - Crédito: Foto: Mustafa Najafizada / AP
Cinco nepaleses e três outros funcionários estrangeiros da ONU foram mortos nesta sexta-feira (1º) no ataque contra o escritório da ONU, em que um número não determinado de manifestantes afegãos também morreu, informou uma fonte oficial das Nações Unidas.

Os funcionários estrangeiros da ONU foram mortos quando um grupo atacou o escritório da ONU em Mazar-I-Sharif, principal cidade do norte do Afeganistão.

Um porta-voz da polícia de Mazar-I-Sharif, Lal Mohammad Ahmadzai, afirmou que insurgentes \"talibãs se infiltraram entre os manifestantes\".

Cerca de mil manifestantes lotaram as ruas da normalmente pacata cidade após as orações de sexta-feira, num protesto contra a queima de um exemplar do Corão por um pator evangélico americano. Após duas ou três horas de protesto, a violência começou.

Um grupo atacou o escritório da ONU, atirando pedras e escalando barreiras para tentar invadir o local.

Uma fonte policial, que recusou-se a ser identificada porque não tem autorização para falar com a imprensa, disse que os manifestantes atacaram as vítimas dentro do complexo da ONU.

#####Terry Jones
Na noite de domingo passado, o pastor evangélico Terry Jones queimou um exemplar do Corão no interior de sua igreja em Gainesville, Flórida, uma atitude da qual tinha desistido há meses ante as reações do mundo muçulmano.

O pastor celebrou um \"julgamento\" no interior de sua igreja no qual o livro sagrado dos muçulmanos foi declarado \"culpado\" de vários delitos, entre eles, assassinato, depois do que executou a condenação: queimou o exemplar.

Os manifestantes fizeram uma declaração exigindo que o governo afegão \"rompa qualquer ligação diplomática com os Estados Unidos se eles não julgarem o pastor que queimou o Alcorão\".

Eles pediram ao Parlamento afegão que \"declare ilegal a presença de tropas estrangeiras no Afeganistão\", onde cerca de 132.000 soldados estrangeiros apoiam o governo de Cabul contra os insurgentes talibãs.

Obama condena
O presidente dos EUA, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira (1º) a morte de oito funcionários da ONU em um ataque no norte do Afeganistão. O presidente dos EUA ofereceu condolências às famílias e pediu que as diferenças sejam resolvidas pelo diálogo. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Mundo

Afeganistão: talibãs autorizam saída de 200 estrangeiros

09/09/2021 11:00
Mundo

Brasil concederá visto humanitário a afegãos

04/09/2021 17:00
Últimas Notícias