Dourados – MS terça, 26 de janeiro de 2021
Dourados
32º max
22º min
Influx
Mundo

Na TV, Kadhafi diz que manifestantes na Líbia estão a serviço de Bin Laden

24 Fev 2011 - 15h35
Na TV, Kadhafi diz que manifestantes na Líbia estão a serviço de Bin Laden -
O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, disse na TV nesta quinta-feira (24) que os manifestantes antigoverno que tomaram boa parte do país africano estão a serviço do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama bin Laden, e que tomaram drogas alucinógenas e estão \"lutando entre si\".

O vídeo não mostrou imagens ao vivo de Kadhafi, que falou por telefone a um apresentador da TV estatal líbia.

O ditador afirmou que o terrorista saudita estaria \"manipulando\" os líbios e instou a população a combatê-lo.

\"Bin Laden. Este é o inimigo que está manipulando o povo\", disse. \"Não sejam enganados por Bin Laden.\"

Referindo-se aos confrontos violentos da cidade de Zuara nesta quinta, ele afirmou que o que ocorre lá é \"uma farsa\".

\"Vocês em Zuara se voltaram para Bin Laden\", afirmou. \"Eles deram drogas a vocês.\"

\"Eles lavaram o cérebro das crianças nessa região e pediram que se comportassem dessa maneira\", acrescentou.

O ditador líbio assegurou que a situação em seu país é diferente da do Egito e da Tunísia, onde as rebeliões populares acabaram com regimes longevos e autoritários e acabaram inspirando manifestações em outros países.

\"Aqui a autoridade está em suas mãos, nas mãos do povo. Podem mudar a autoridade sempre que quiserem. A escolha é sua. Vocês são os anciões, os líderes das tribos, os professores\", declarou.

\"Meu poder na Líbia é simplesmente moral\", também disse. \"Não tenho o poder de legislar ou de fazer aplicar a lei. A rainha da Inglaterra não tem essa autoridade. Esse é, exatamente, o meu caso.\"

Caos
Enquanto isso, aprofundava-se o caos no país deflagrado, com novos relatos de enfrentamentos entre forças leais ao governo e manifestantes.

Iniciados na cidade de Benghazi, no leste do país, os confrontos chegaram à capital, Trípoli, e a outras regiões.

O jornal \'Quryna\', principal fonte de informação sobre a rebelião, afirmou que pelo menos 10 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Zuara, que fica a cerca de 50 km da capital, depois de confrontos nesta quinta.

O número de mortos poderia subir, porque tiroteios estavam impedindo os feridos de chegarem ao principal hospital da cidade. A TV Al Jazeera mostrou imagens do que seria uma delegacia em chamas no local.

Tobruk, Derna e Benghazi, o epicentro da rebelião, a 1.000 quilômetros de Trípoli, estão sob controle da oposição, segundo jornalistas e moradores. O comando está na mão de \"conselhos populares\" que foram se formando ao longo dos últimos dias.

Nesta região, limitada ao norte pelo Mediterrâneo e ao sul pelo deserto, ficam as preciosas jazidas de petróleo que sustentam a economia do país.

Enquanto nas cidades mais a oeste, incluindo a capital Trípoli, ainda são ouvidos tiros à noite, as ruas de Al-Baida, uma localidade costeira ao leste de Benghazi, estão tranquilas.

Os muros repletos de impactos de bala são a prova da violência dos combates na cidade entre opositores e \"mercenários\" sob as ordens de Kadhafi.

O número de vítimas desde o início da violenta repressão aos protestos é incerto.

O governo deu, na quarta, um balanço de 300 mortos. A Ong Federação Internacional de Direitos Humanos falou em 640. Mas outros relatos falam em milhares de mortos nos enfrentamentos abertos entre tropas e manifestantes.

#####\'Califado da al-Qaeda\'
O governo líbio já havia argumentado que os manifestantes seriam elementos estrangeiros, cujo objetivo seria criar um \"califado\" da al-Qaeda no leste líbio, para a partir dali lançar ataques terroristas à Europa.

Na terça, Kadhafi já havia aparecido na TV. Em um discurso furioso, ele ameaçou os manifestantes e disse que só deixaria o poder morto, \"como um mártir\".

Mas um dos filhos do ditador, o ex-jogador de futebol Saadi Kadhafi, declarou que o \"guia da revolução\", de 68 anos, estaria considerando outros planos, como o de virar um conselheiro para uma nova geração de dirigentes. \"Meu pai seria como o avô que dá conselhos\", disse ele em entrevista por telefone ao jornal britânico \"Financial Times\".

Ao mesmo tempo, a al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQMI) anunciou apoio total aos manifestantes líbios e prometeu fazer o possível para ajudar na insurreição contra o coronel Muamar Kadhafi, informou nesta quinta-feira o SITE, centro americano de vigilância de sites islâmicos.

\"Faremos todo o possível para ajudá-los, com o poder de Alá, porque vosso combate é o combate de todo muçulmano que ama Alá e seu mensageiro\", afirma o comunicado da AQMI.

A tradução para o inglês do comunicado da AQMI não menciona a instauração do emirado islâmico pela al-Qaeda, dirigido por um ex-preso de Guantánamo, em Derna, leste da Líbia, como anunciou na quarta-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Khaled Kaim.

Os habitantes da região desmentiram a notícia.

#####Pressão
A exemplo do que ocorreu naqueles países, a pressão diplomática internacional sobre Kadhafi cresce.

O presidente americano, Barack Obama, qualificou de escandalosa a repressão que matou centenas de pessoas e afirmou que os responsáveis pela violência devem \"responder\" por seus atos.

EUA e União Europeia ameaçam com sanções, mas nada fizeram até agora, mantendo o foco em retirar seus cidadãos do país.

O secretário-geral da Otan (aliança militar que reúne EUA e europeu) descartou uma intervenção

(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
Mundo

Larry King, apresentador, morre aos 87 anos

23/01/2021 14:05
Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Mundo

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

20/01/2021 15:26
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
Futebol

Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial

20/01/2021 09:57
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
Tênis

Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena

20/01/2021 07:52
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
Mundo

Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia

09/01/2021 10:02
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
Últimas Notícias