Dourados – MS terça, 19 de outubro de 2021
Dourados
30º max
15º min
Mundo

Morte de Alencar emociona Dilma e Lula, que dedicará título de doutor ao ex-vice-presidente

29 Mar 2011 - 20h35
Ex-vice presidente, morreu na tarde desta terça-feira
Foto: Agência Brasil - Ex-vice presidente, morreu na tarde desta terça-feira Foto: Agência Brasil -
Brasília – Muito emocionado ao falar da morte do ex-vice-presidente José Alencar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que dedicará a Alencar o título de doutor honoris causa que receberá amanhã (30) da Universidade de Coimbra, em Portugal. Logo após a homenagem, Lula retornará ao Brasil com Dilma para participar do velório de Alencar, que será realizado em Brasília e em Belo Horizonte. \"Vou dedicar o título a ele\", afirmou Lula, em declaração feita ao lado de Dilma, que viajou a Portugal para assistir a homenagem ao ex-presidente

Lula se referiu a Alencar como um irmão e não conseguiu conter o choro.\"Vocês, que acompanharam o mandato nosso – Dilma como ministra, Alencar como vice – vocês sabem que a nossa relação era mais que uma relação de um vice e de um presidente. Era uma relação de irmãos, de companheiros. Eu tenho falado com ele praticamente toda semana, tenho visitado ele, e o otimismo dele era uma coisa que causava na gente até uma inveja de ver a força que ele tinha\", disse Lula, que conversou com o médico do vice-presidente, por telefone, meia hora antes da morte.

O ex-presidente contou que, ao chegar a Coimbra, telefonou para o médico para receber notícias. Segundo Lula, o médico informou que Alencar estava sedado, que a pressão estava a 4 e \"tinha pouca chance\". O ex-presidente lembrou a participação de Alencar na campanha de Dilma à Presidência. Mesmo debilitado pelo tratamento de câncer, Alencar participou de uma carreata pelas ruas de Belo Horizonte, no segundo turno das eleições. \"Eu e Dilma lembramos que ele não tinha mais força e subiu no carro, comigo e com Dilma, e ficamos andando por Belo Horizonte durante quatro horas. Depois ele disse que fez isso porque ele queria vê-la eleita.\"



Também emocionada, Dilma disse que José Alencar foi uma pessoa que deixará marcas em todos os que conviveram com ele. Logo ao saber da morte, a presidenta telefonou para o filho de Alencar, Josué, e ofereceu o Palácio do Planalto para o velório. \"Nós oferecemos o Palácio do Planalto e, na condição de chefe de Estado. Ele também foi um presidente inesquecível de nosso país\", afirmou Dilma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

Papa abre caminho à beatificação de João Paulo I

13/10/2021 16:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Mundo

Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência

13/10/2021 09:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz

08/10/2021 13:00
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo

06/10/2021 14:00
Mundo

"Apagão" no Facebook foi erro interno e não ataque informático

06/10/2021 09:00
Últimas Notícias