Dourados – MS quinta, 19 de setembro de 2024
30º
Semana Nacional do Transito
Mundo

Marketing de fórmulas em redes sociais prejudica consumo do leite materno

OMS destaca que indústria de leite artificial recorre a conteúdo personalizado por meio de aplicativos, influenciadores pagos e fóruns para chegar aos consumidores

03 Mai 2022 - 11h15Por ONU News
O "primeiro leite", ou colostro, é rico em anticorpos e dá aos recém-nascidos um impulso imunológico - Crédito: UnicefO "primeiro leite", ou colostro, é rico em anticorpos e dá aos recém-nascidos um impulso imunológico - Crédito: Unicef

Um novo estudo aponta que fabricantes de leite artificial usam redes sociais e influenciadores para ter acesso direto a mulheres e aumentar as vendas. Esta indústria global é avaliada em cerca de US$ 55 bilhões.

No relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, Escopo e impacto das estratégias de marketing digital para promover substitutos do leite materno, pela primeira vez foi usada uma ferramenta de inteligência artificial para recolher os dados na mídia social.

Aplicativos

O estudo ressalta que muitas vezes esses anúncios promocionais não são percebidos como publicidade. De acordo com a publicação, tais ações de marketing  prejudicam os esforços para aumentar as taxas de amamentação.

A  agência da ONU alerta que usar substitutos de leite materno pode prejudicar a saúde do bebê.

As empresas envolvidas usam conteúdo personalizado por meio de aplicativos, influenciadores pagos e fóruns de aconselhamento para chegar aos consumidores.

O relatório analisou 4 milhões de postagens na mídia social sobre alimentação infantil, que foram publicadas entre janeiro e junho do ano passado. O tipo de conteúdo atingiu 2,5 bilhões de pessoas.

Contas 

Uma das principais constatações é que as empresas que vendem fórmulas infantis fazem cerca de 90 postagens por dia, atingindo 229 milhões de usuários. O total é três vezes maior que as pessoas alcançadas por posts informativos sobre amamentação de contas não-comerciais.

 

A publicação destaca ainda que este tipo de marketing generalizado “está aumentando as compras de substitutos do leite materno e, portanto, dissuadindo as mães de amamentar de forma exclusiva”.

A OMS incentiva a redução do marketing de fórmulas de leite por considerar uma prática que trava os esforços para aumentar a taxa de amamentação em todo o mundo. A agência da ONU considera o aleitamento materno mais nutritivo e saudável do que o consumo de produtos substitutos.

Em fevereiro, uma pesquisa que envolveu a OMS e o Fundo da ONU para a Infância revelou táticas de exploração usadas pela indústria de leite para bebês.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novas tecnologias oferecem esperança para ação climática, diz OMM
Clima e Meio Ambiente

Novas tecnologias oferecem esperança para ação climática, diz OMM

18/09/2024 22:45
Novas tecnologias oferecem esperança para ação climática, diz OMM
OMS aprova a primeira vacina contra a varíola M
Saúde

OMS aprova a primeira vacina contra a varíola M

18/09/2024 20:45
OMS aprova a primeira vacina contra a varíola M
Cúpula do Futuro: Guterres pede compromisso global diante de desafios rápidos e urgentes
ONU

Cúpula do Futuro: Guterres pede compromisso global diante de desafios rápidos e urgentes

18/09/2024 19:45
Cúpula do Futuro: Guterres pede compromisso global diante de desafios rápidos e urgentes
ONU aprova resolução que exige fim da presença de Israel nos territórios palestinos
Paz e segurança

ONU aprova resolução que exige fim da presença de Israel nos territórios palestinos

18/09/2024 18:45
ONU aprova resolução que exige fim da presença de Israel nos territórios palestinos
Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria
Paz e segurança

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

18/09/2024 17:45
Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria
Últimas Notícias