Dourados – MS sábado, 18 de setembro de 2021
Dourados
38º max
22º min
Mundo

Manifestantes montam barricada diante do Parlamento

15 Jun 2011 - 16h35
Policiais de choque contêm manifestantes em frente ao Parlamento da Catalunha, nesta quarta-feira - Crédito: Foto: APPoliciais de choque contêm manifestantes em frente ao Parlamento da Catalunha, nesta quarta-feira - Crédito: Foto: AP
A aprovação do Orçamento da Catalunha, a região mais rica da Espanha, começou sob protestos nesta quarta-feira (15), quando milhares de manifestantes bloquearam o acesso ao Parlamento regional.

O chefe do governo catalão, Artur Mas, foi levado ao Parlamento em helicóptero da polícia depois de um grupo de pessoas, em sua maioria jovens, ter bloqueado a entrada principal, protestando contra um orçamento que pretende reduzir em 10% os gastos públicos na região.

O início da discussão do orçamento foi atrasado para dar aos políticos mais tempo de chegar ao recinto. Cerca de 2.000 manifestantes gritaram \'Sem-vergonhas!\' e \'Vocês não nos representam!\', enquanto cercavam políticos, em meio a forte presença policial.

A Catalunha, responsável por um quinto da riqueza da Espanha, apresentou déficit equivalente a 3,9% de seu PIB no ano passado e, assim como todos os governos regionais individuais, tem a meta de reduzir o déficit para 1,3% até o final do ano.

Os mercados financeiros temem que as regiões possam ser uma razão pela qual a Espanha ultrapassa sua meta de déficit público total de 6% do PIB, ampliando uma crise de dívida na zona do euro que já levou três países a necessitar de pacotes de resgate financeiro.

A Espanha tem o maior índice de desemprego da União Europeia, e quase metade dos espanhóis com menos de 25 anos estão desempregados, fato que motivou protestos em todo o país nos últimos 30 dias, com chamados por uma reforma do sistema eleitoral e de combate à corrupção.

A previsão é que o orçamento da Catalunha seja aprovado por volta do final de julho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Mundo

Afeganistão: talibãs autorizam saída de 200 estrangeiros

09/09/2021 11:00
Mundo

Brasil concederá visto humanitário a afegãos

04/09/2021 17:00
Portugal reabre para brasileiros e exige só exame PCR ou antígeno
Internacional

Portugal reabre para brasileiros e exige só exame PCR ou antígeno

01/09/2021 15:15
Portugal reabre para brasileiros e exige só exame PCR ou antígeno
Últimas Notícias