Dourados – MS domingo, 25 de julho de 2021
Dourados
33º max
16º min
Mundo

Líbia acusa Otan e pede à Rússia que convoque Conselho de Segurança

26 Abr 2011 - 20h35
Rebeldes treinam novos recrutas nesta terça-feira - Crédito: Foto: APRebeldes treinam novos recrutas nesta terça-feira - Crédito: Foto: AP
O governo da Líbia pediu nesta terça-feira (26) à Rússia que convoque uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para examinar o que chamaram de \"tentativa de tomar como alvo\" o coronel Muammar Kadhafi e o bombardeio de \"instalações civis\" na Líbia, informou a rede de televisão estatal líbia.

\"A Líbia fez a solicitação à Rússia, oficialmente, ante a persistente agressão colonialista dos cruzados contra instalações civis líbias, e a tentativa de tomar como alvo o líder Muammar Kadhafi\", informou a televisão.

Os bombardeios realizados sob o patrocínio da Otan são \"contrários às resoluções do Conselho (de Segurança da ONU 1970 e 1973) e violam as leis e convenções internacionais\", acrescentou a mesma fonte.

O regime líbio considerou que o ataque que destruiu o gabinete doditador Kadhafi no domingo à noite foi uma \"tentativa de assassinato\".

No entanto, a Otan desmentiu na terça-feira que Kadhafi tivesse sido o alvo dos bombardeios de domingo.

A Rússia, que tem direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, multiplicou nas últimas semanas as críticas à coalizão internacional, julgando que sua intervenção excede o mandato das Nações Unidas.

União Africana
O governo líbio também solicitou a convocação, o quanto antes, de uma reunião de cúpula extraordinária da União Africana (UA) para \"mobilizar\" o continente e \"enfrentar a agressão exterior\" na Líbia, informou uma fonte oficial.

\"Minha delegação propôs a celebração o quanto antes de uma sessão extraordinária da Assembleia da União Africana (...)\", declarou em Adis Abeba o ministro líbio das Relações Exteriores, Abdelati Obeidi.

Uma delegação de rebeldes do Conselho Nacional da Transição (CNT) também está presente na capital etíope.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

15/07/2021 17:00
Mundo

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti são mortos a tiros

08/07/2021 11:00
Mundo

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

08/07/2021 10:00
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê

07/07/2021 07:30
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Onda de calor recorde nos EUA e Canadá mata 45 no Estado do Oregon

01/07/2021 17:30
Últimas Notícias