Imagem aérea da usina Fukushima Daiichi após explosão nesta segunda-feira - Crédito: Foto: Reuters
O Japão pediu formalmente aos Estados Unidos ajuda para controlar suas usinas nucleares, que sofreram com a violência do terremoto seguido de tsunami, informou a Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC).\"O governo japonês pediu oficialmente ajuda aos Estados Unidos\", indicou a NRC. \"A NRC estuda a resposta que dará a este pedido e que compreende o aconselhamento técnico\", acrescentou.
Antes, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, anunciou que o Japão pediu oficialmente a esse organismo da ONU que envie uma equipe de especialistas para ajudar na atual crise nuclear.
\"Hoje, o governo do Japão pediu à agência que enviemos missões de especialistas. Estamos discutindo os detalhes com o Japão\", afirmou Amano aos representantes dos Estados membros durante uma reunião de informação técnica a portas fechadas na sede da AIEA, em Viena.
A AIEA fez uma oferta formal ao governo japonês imediatamente depois do terremoto e tsunami de sexta-feira passada, que provocaram graves danos à usina nuclear de Fukushima, 1.250 quilômetros a nordeste de Tóquio.
(G1)