Dourados – MS quarta, 22 de setembro de 2021
Dourados
35º max
18º min
Institucional - Setembro
Mundo

Iraque tem 'dia da ira' antigoverno, e tropas dispersam multidão em Basra

04 Mar 2011 - 18h35
Iraquianos protestam contra o governo na entrada da Zona Verde, em Bagdá, nesta sexta-feira - Crédito: Foto: APIraquianos protestam contra o governo na entrada da Zona Verde, em Bagdá, nesta sexta-feira - Crédito: Foto: AP
Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira em (4) Bagdá e outras cidades do sul do Iraque para protestar contra o estado dos serviços públicos, a corrupção, o desemprego e a incompetência de seus dirigentes. Em Basra, forças de segurança dispersaram a multidão.

Inúmeras convocações de mobilização foram lançadas nos últimos dias, em um protesto inspirado pelas revoltas populares no mundo árabe.


Um grupo em particular usou o Facebook para convocar os eleitores a gritar nas ruas sua decepção em relação ao representantes políticos, um ano depois das legislativas de 7 de março.

Em meio a um forte dispositivo de segurança, cerca de 2.000 manifestantes, muitos enrolados na bandeira iraquiana, se reuniu na Praça Tahrir, no centro da capital.

\"O petróleo para o povo e não para os ladrões\", \"Manifestamos porque amamos nosso país e queremos que seja melhor\", \"Lutamos por uma verdadera democracia\", eram alguns dos slogans cantados.

Blocos de proteção de concreto foram colocados na ponte Al Yumhuriya sobre o rio Tigre, para impedir que os manifestantes se aproximassem da Zona Verde, setor ultraprotegido do outro lado do rio.

Honve manifestações nas cidades xiitas do sul como Basra e outra em Najaf, Samawa, Fao e Hilla.

#####Basra
As forças de segurança usaram canhões de água e cassetetes para dispersar manifestantes no centro petrolífero de Basra, no sul.

Cerca de 700 manifestantes que se reuniram perto da sede do conselho provincial foram dispersados a força por soldados e policiais após terem se recusado a suspender o protesto.

Um jornalista da Reuters presente no local disse que alguns repórteres também foram agredidos pelas forças de segurança. As autoridades declararam a restrição da passagem veicular. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19

22/09/2021 07:30
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testa positivo para a Covid-19
Mundo

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

21/09/2021 08:30
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Últimas Notícias