Dourados – MS terça, 21 de setembro de 2021
Dourados
39º max
22º min
Institucional - Setembro
Mundo

Hugo Chávez está em condições de governar a Venezuela

14 Jun 2011 - 18h35
O vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, dá entrevista nesta segunda-feira - Crédito: Foto: APO vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, dá entrevista nesta segunda-feira - Crédito: Foto: AP
O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, esclareceu nesta terça-feira (14) que \"não deve nem quer assumir as funções do presidente Hugo Chávez\", que se recupera em Cuba após ter sido operado de um abscesso pélvico - um acúmulo de pus num órgão ou cavidade do corpo alojado na região inferior do abdômen - e reiterou que o chefe de Estado está em plenas faculdades físicas e mentais para governar.

Segundo fontes médicas, 99% dos casos de abscesso pélvico são caracterizados por uma lesão na região pélvica, embora a origem do problema não tenha sido confirmada pelo governo.

\"O presidente legítimo, constitucional, legal e em pleno exercício de suas competências é Hugo Chávez Frías\", declarou Jaua, respondendo a uma pergunta sobre se deveria assumir a presidência na ausência de Chávez, cuja data de retorno à Venezuela ainda não foi anunciada.

Nos últimos dias, representantes da oposição sugeriram que Jaua deveria assumir as funções de Chávez enquanto ele se recupera da cirurgia de urgência a que se submeteu durante uma visita oficial a Cuba.

\"Não se equivoquem senhores de direita: sou um homem de honra, forjado nos valores da lealdade e da amizade. Defenderei com minha própria vida o mandato constitucional do presidente Chávez\", disse.

O vice-presidente explicou que Chávez havia solicitado permissão ao Parlamento para realizar na semana passada uma série de visitas ao Brasil, Equador e Cuba. No domingo, Chávez confirmou por meio de uma ligação telefônica à TV estatal Telesul (com sede em Caracas) que está se recuperando de forma satisfatória e que está em plenas condições de governar.

\"Tenham certeza de que se estivesse me sentindo mal eu seria o primeiro a tomar alguma decisão (...) Estou em plenas condições e capacidades. Sinto-me melhor do que antes da operação\", afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

21/09/2021 08:30
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Mundo

Afeganistão: talibãs autorizam saída de 200 estrangeiros

09/09/2021 11:00
Últimas Notícias