Dourados – MS segunda, 20 de setembro de 2021
Dourados
40º max
24º min
Mundo

Greve acaba e operários retomam obras da Usina de Santo Antônio

04 Abr 2011 - 20h15
Greve acaba e operários retomam obras da Usina de Santo Antônio -
Os operários que trabalham na construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (4), depois de duas semanas de paralisação. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na manhã desta segunda, no canteiro de obras.

De acordo com a Concessionária Santo Antônio Energia, cerca de 15 mil trabalhadores de Santo Antônio tinham paralisado as atividades. O retorno foi possível após uma reunião entre a empresa, a CUT e representantes do governo, em Brasília, que antecipou as discussões sobre a data base dos trabalhadores e definiu alguns benefícios.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), Raimundo Soares da Costa, explicou ao G1 que a empresa concedeu reajuste de 5%, aumento no valor da cesta básica e folga para visitas às famílias dos trabalhadores de outros estados a cada 90 dias. A empresa também se comprometeu a pagar a passagem de avião dos operários.

Ainda de acordo com Costa, os dias parados não serão descontados dos trabalhadores. “Nós colocamos em votação e a maioria optou por voltar a trabalhar. Amanhã [terça-feira (5)], nós começamos a negociação da data base”, diz.

“A reunião em Brasília foi uma antecipação das discussões, mas nem tudo foi fechado. A empresa concedeu o reajuste, nós já garantimos esse valor, mas nós vamos brigar por mais”, afirma.

Usina Hidrelétrica de Jirau
As obras na Usina Hidrelétrica de Jirau foram suspensas após atos de vandalismo que destruíram parte das instalações na semana passada. A confusão começou no dia 15 de março, quando ônibus foram incendiados por operários. Os alojamentos e a área de lazer foram depredados. O tumulto teria começado após uma briga entre dois operários.

A construtora Camargo Corrêa informou que as obras permanecem paradas até que a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia ofereça condições de segurança para que o trabalho possa ser reiniciado. Os operários que trabalhavam no local foram enviados para casa.

No domingo (3) e nesta segunda-feira (4), senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle visitaram os canteiros de obras das usinas de Santo Antônio e Jirau. O grupo vai produzir um relatório sobre as condições das obras e necessidades dos trabalhadores. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

18/09/2021 16:00
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

15/09/2021 17:00
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

13/09/2021 13:00
Mundo

Afeganistão: talibãs autorizam saída de 200 estrangeiros

09/09/2021 11:00
Mundo

Brasil concederá visto humanitário a afegãos

04/09/2021 17:00
Últimas Notícias