
O organismo manifestou particularmente sua preocupação com o risco de cristalização do sal injetado com a água de mar nos reatores, que poderia provocar, entre outros efeitos, \"corrosão ou um impacto sobre a refrigeração dos núcleos\".
\"Conviria reconstituir as reservas de água doce\", recomendou o organismo, que acrescentou que \"os reatores 1, 2 e 3 se encontram em um estado particularmente crítico diante da ausência de uma fonte de refrigeração permanente\". \"As piscinas necessitam receber água regularmente\", revelou o instituto, segundo o qual \"se está analisando a viabilidade de uma alimentação direta a partir dos sistemas de refrigeração\".
O IRSN destacou que, mais uma vez, a prioridade está em por em funcionamento esse sistema, que ficou sem energia elétrica como consequência do terremoto e do tsunami que atingiu o Japão em 11 de março.
Na manhã desta quarta-feira, operários que trabalhavam no reator 3 da usina nuclear de Fukushima Daiichi foram retirados do complexo evido a uma fumaça escura que começou a sair da unidade, uma das mais afetadas pelas recentes explosões.
Por volta das 16h30 da hora local (4h30 de Brasília), uma espessa fumaça escura foi vista saindo do danificado reator 3 da usina. Não há ainda informações sobre as causas da fumaça, informou a Tokyo Electric Power Company (Tepco), a operadora da central atômica.
Desde que foi suspenso o sistema de energia da usina, os japoneses lutavam contra o tempo para manter a refrigeração dos reatores, usando até mesmo água do mar para evitar superaquecimento e um possível acidente radioativo.
Esta é a segunda vez em dois dias em que é observada fumaça escura saindo do reator 3, o que indica, segundo os especialistas consultados pela rede de TV local “NHK”, que não se trata de vapor d\'água. A unidade 3 é uma das mais perigosas, porque funciona com uma mistura de urânio e plutônio.
Na noite de terça-feira (22), os operários da central conseguiram restabelecer a eletricidade do painel de controle da unidade, o que permitiria iniciar algumas funções internas e medir a temperatura e a pressão da instalação. (G1)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mundo
Larry King, apresentador, morre aos 87 anos
23/01/2021 14:05

Mundo
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
20/01/2021 15:26

Futebol
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
20/01/2021 09:57

Tênis
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
20/01/2021 07:52

Mundo
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
09/01/2021 10:02