O uso de pesticidas na agricultura e os efeitos do desenvolvimento urbano, como a poluição luminosa, estão causando a perda e a perturbação das populações de insetos. Essa dinâmica cria um impacto muito sério para as aves migratórias.
Por isso, a campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias em 2024 reforça a necessidade de medidas de conservação proativas. Isso inclui reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes e, quando possível, mudar para a agricultura orgânica.
Fontes essenciais de energia
A data, marcada em 11 de maio e 12 de outubro, destaca que os pássaros desempenham papéis cruciais na polinização e no controle de pragas, e a falta de insetos interrompe essas funções do ecossistema.
A superpopulação de certos insetos, sem predadores naturais dos pássaros, também pode causar surtos que prejudicam a saúde das plantas e a agricultura.
Os insetos são fontes essenciais de energia para muitas espécies de aves migratórias, não apenas durante as épocas de reprodução, mas também durante suas longas jornadas. A disponibilidade de insetos afeta muito o momento, a duração e o sucesso geral das migrações das aves.
Ao longo de suas rotas de migração, os pássaros buscam ativamente insetos em campos, florestas, pântanos e vários habitats durante as paradas. O momento da migração dos pássaros geralmente coincide com o pico de abundância de insetos nesses locais.
Pesticidas altamente perigosos devem ser eliminados gradualmente porque se revelou muito difícil garantir um manuseio adequado - Foto: FAO/Asim Hafeez
Agricultura orgânica
A escassez de insetos ricos em energia e proteína pode dificultar a migração e reprodução das aves, levando a sistemas imunológicos enfraquecidos, sucesso reprodutivo reduzido e aumento das taxas de mortalidade tanto para aves adultas quanto para seus filhotes.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alerta que pesticidas e herbicidas projetados para proteger plantações prejudicam insetos dos quais as aves dependem para alimentação.
Segundo a agência, além da agricultura orgânica, outras soluções incluem manter e conectar áreas de vegetação natural que fornecem alimento e abrigo para pássaros e outras espécies, em paisagens agrícolas.
Em 2024, o Dia Mundial das Aves Migratórias será comemorado em dois dias, 11 de maio e 12 de outubro, em consonância com a natureza cíclica da migração de aves em diferentes hemisférios.
Pela primeira vez, as celebrações em torno da data se concentram na importância dos insetos para as aves migratórias e destaca as preocupações relacionadas à diminuição das populações de insetos.