
O governo americano teme que a divulgação das imagens possa inflamar ainda mais os partidários de Bin Laden no Paquistão e em outros locais, que já prometeram lançar novos ataques contra os Estados Unidos.
Até o final da manhã desta terça-feira, o governo ainda não havia decidido se liberaria ou não imagens do corpo de Bin Laden.
Segundo o governo americano, o líder da Al-Qaeda reagiu à captura e foi morto com um tiro na cabeça, sendo depois lançado ao mar - menos de 24 horas depois de sua morte, seguindo a tradição religiosa islâmica. Antes disso, exames de DNA e técnicas de reconhecimento facial teriam confirmado sua identidade.
Na segunda-feira, o principal assessor do governo para assuntos de segurança nacional e contraterrorismo, John Brennan, disse que a Casa Branca faria \'todo o possível para garantir que ninguém tenha qualquer base para negar\' que os Estados Unidos capturaram Bin Laden.
Leia mais na BBC Brasil sobre as declarações de Brennan
Temor de ataques
A morte do líder da Al-Qaeda, acusado de ser o principal mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas em Nova York e Washington, aumentou o temor de novos ataques contra alvos americanos ou ocidentais.
Logo após a divulgação da notícia, o Departamento de Estado emitiu um alerta sobre o risco desse tipo de violência.
Os Estados Unidos chegaram a fechar sua embaixada e alguns consulados no Paquistão por medidas de precaução. Nesta terça-feira, porém, a embaixada e um dos consulados foram reabertos.
Em entrevista à rede de TV ABC, Brennan disse que especialistas americanos estão analisando documentos e outros materiais retirados da mansão em que Bin Laden foi encontrado.
Segundo Brennan, os analistas buscam evidências sobre planos de novos ataques, pistas que possam levar a outros líderes da Al-Qaeda e também informações sobre que tipo sistema de apoio Bin Laden tinha no Paquistão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mundo
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
20/01/2021 15:26

Futebol
Sorteio põe mexicanos ou coreanos em caminho brasileiro no Mundial
20/01/2021 09:57

Tênis
Aberto da Austrália: brasileiros iniciam treinos em meio a quarentena
20/01/2021 07:52

Mundo
Boeing 737-500 some do radar logo após decolar na Indonésia
09/01/2021 10:02